É possível ficar fluente em inglês com o Duolingo?

4 min de leitura
Imagem de: É possível ficar fluente em inglês com o Duolingo?
Imagem: Getty Images

O Duolingo é uma das plataformas de aprendizado de idiomas mais populares do mundo. Baseado em exercícios diários e gamificação, a plataforma conta com milhões de usuários e busca tornar o aprendizado de um novo idioma divertido e interativo.

Conciliar a rotina do dia a dia com o estudo de uma outra língua, pode ser um desafio para algumas pessoas, o que leva ao questionamento da eficácia de plataformas de aprendizado online em relação à fluência em idiomas. Fluência, em sua definição mais pura, envolve não apenas o conhecimento de vocabulário e gramática, mas também a capacidade de se comunicar efetivamente em situações reais.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O Duolingo é, sem dúvida, pode ser uma excelente ferramenta para aprender inglês. Entretanto, confiar apenas aplicativo para alcançar fluência pode não ser o ideal. A fluência em inglês é um resultado de práticas diversificadas, incluindo conversação, escuta e imersão cultural.

Por isso, recomenda-se usar o aplicativo como um complemento em sua jornada de aprendizado, associando-o a métodos que enfatizem a prática oral e a compreensão auditiva.

É possível aprender inglês só com o Duolingo?

A resposta é: depende. Uma crítica comum ao Duolingo é seu foco no vocabulário, por vezes em detrimento da gramática. A gramática é fundamental para estruturar o idioma, então a dedicação precisa ser intensa.

A fluência em inglês é um resultado de práticas diversificadas, incluindo conversação, escuta e imersão cultural.A fluência em inglês é um resultado de práticas diversificadas, incluindo conversação, escuta e imersão cultural.Fonte:  Getty Images 

Um dos principais desafios ao usar apenas o Duolingo é a falta de interação em tempo real. Conversar com falantes nativos, participar de discussões e se imergir em ambientes de língua inglesa são aspectos vitais para alcançar a verdadeira fluência. O aplicativo, por mais avançado que seja, não pode replicar totalmente a experiência de uma interação cara a cara ou a nuance de uma conversa real.

Além das lições básicas, a plataforma inclui recursos adicionais para enriquecer o aprendizado. Entre eles estão histórias interativas para aprimorar a leitura e a escuta e o "Duolingo Podcast", que oferece relatos de indivíduos de diversas culturas, direcionado a estudantes de nível intermediário.

Importante destacar que o curso segue os padrões do Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR). Os alunos podem esperar aprender desde conceitos básicos até o nível B2 (intermediário avançado) do CEFR. Este nível é frequentemente considerado suficiente para desempenhar funções em ambientes de trabalho onde o inglês é requerido.

Estudos recentes indicam que os usuários que concluem as etapas iniciais do curso podem alcançar competências de nível intermediário em leitura e escuta. A proposta do Duolingo é oferecer uma abordagem eficaz e interativa de ensino, ajudando os falantes de português a se aproximar de seus objetivos linguísticos.

Em quais países que o certificado do Duolingo é válido?

O Duolingo English Test é um exame de proficiência em inglês destinado a avaliar o domínio do idioma por parte do candidato. Diferenciando-se de muitos testes tradicionais, ele foi desenvolvido para ser acessível e econômico. Com duração de aproximadamente 45 minutos, a prova online, permite que os candidatos façam o teste a qualquer momento e de qualquer lugar.

O exame integra tecnologias avançadas, como inteligência artificial e aprendizado de máquina, para desenvolver, administrar e avaliar as habilidades do candidato.

O Duolingo pode certamente ajudar no seu caminho para a fluência em inglês.O Duolingo pode certamente ajudar no seu caminho para a fluência em inglês.Fonte:  Getty Images 

Mundialmente, inúmeras instituições têm reconhecido a prova de inglês do Duolingo como critério de aceitação. Nos Estados Unidos, destaca-se a adesão de renomadas universidades como Harvard e Yale. Também estão na lista diversas instituições do Reino Unido, Austrália, Canadá, Alemanha, Irlanda, Japão, entre outros países.

Quanto tempo leva para ficar fluente em inglês no Duolingo?

O Duolingo adota uma abordagem gamificada para o ensino de idiomas. Os usuários progridem por uma série de níveis, ganhando pontos, completando unidades e realizando testes de progresso.

Segundo a empresa, a conclusão do curso de inglês do Duolingo abrange um conhecimento equivalente ao nível B2 do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR).

No entanto, vale lembrar que isso se refere principalmente a habilidades de leitura e escrita. A fluência oral depende muito da prática de conversação, que pode não ser tão efetivamente desenvolvida apenas pelo aplicativo.

De acordo com estudos divulgados pelo próprio Duolingo, um usuário que completa todas as unidades e lições pode atingir um nível B1-B2 em inglês em 600-2000 horas de estudo. Mas, é claro, essa estimativa pode variar de acordo com frequência de estudo, experiência prévia, outros métodos complementares e mais.

Como usar o app do Duolingo de forma eficaz

Para tirar mais proveito do Duolingo e acelerar seu progresso no aprendizado de um idioma, estabeleça uma rotina diária e mantenha consistência. Mesmo que você estude apenas 5-10 minutos por dia, fazer isso todos os dias pode ser mais benéfico do que estudar por horas de uma vez.

Explore todas as seções do aplicativo: o Duolingo tem diferentes seções, como "Histórias" e "Podcasts", que proporcionam uma abordagem diferente e podem ajudar a consolidar seu aprendizado.

O Duolingo é um aplicativo de aprendizado de idiomas gratuito e amplamente popular.O Duolingo é um aplicativo de aprendizado de idiomas gratuito e amplamente popular.Fonte:  GettyImages 

O modo de desafio também pode ser uma boa saída para se testar regularmente. Esse modo permite que, ao invés de uma lição normal, você complete lições diferentes e mais desafiadoras.

O Duolingo tem um sistema de ligas onde você compete com outros usuários. Isso pode motivá-lo a estudar mais para subir na classificação e aumentar a eficácia do seu estudo.

Vale lembrar que o progresso no aprendizado de um idioma vem com o tempo e a prática, e que o Duolingo é uma ferramenta que, quando usada eficazmente, pode ser um grande apoio nessa jornada.

Gostou do conteúdo? Então, fique por dentro de mais assuntos como esse aqui no TecMundo e aproveite para saber como deixar o seu currículo pronto para ganhar em dólar.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.