5 dicas para você aprender a falar inglês mais rápido

2 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: 5 dicas para você aprender a falar inglês mais rápido
Avatar do autor

Equipe TecMundo

Aprender inglês demanda dedicação, foco e tempo, a gente sabe. Mas às vezes o tempo que você tem não é tão longo assim e o seu conhecimento pode ser exigido com urgência em diversas áreas da vida: no trabalho; nos estudos; no tempo livre.

Não dá para aprender o idioma de um dia para o outro, mas existem algumas coisas que você pode fazer para avançar um pouco mais rápido e de forma eficaz (porque aprender inglês não é só decoreba). Por isso, elaboramos aqui algumas dicas que vão lhe ajudar a acelerar um pouco mais esse aprendizado.

E veja só, algumas delas nem precisam de investimento financeiro. Acompanhe com a gente!

1. Comece a ler em inglês no dia a dia

Ler é uma ótima maneira de acelerar seu aprendizado, porque ajuda você a absorver regras gramaticais e vocabulário dentro do contexto e não somente como palavras soltas. E aqui qualquer material é válido, não precisa necessariamente se prender em livros, por exemplo. Vale notícias, posts nas redes sociais, artigos e pesquisas. Pode ser que você não entenda tudo no começo, mas acredite, com o tempo vai ficar tão natural quanto ler em português.

2. Escreva em inglês sempre que tiver a oportunidade

Escrever também é essencial para aprender inglês mais rápido. Esse hábito não só ajuda a gravar a grafia das palavras — essencial para quem está começando o contato com um novo idioma —, mas também a entender melhor estruturas gramaticais. E você não precisa escrever duas páginas de texto já no primeiro dia. Comece com sua lista de mercado, descrevendo os acontecimentos de uma reunião ou frases soltas. O importante é praticar diariamente, não o tamanho do seu texto.

3. Consuma canais do YouTube e Podcasts gringos

Tem muita gente legal criando conteúdo para a internet em vários lugares do mundo, por isso a dica de consumir canais do YouTube e Podcasts em inglês pode servir não só para aprender um idioma, mas também para ter contato com outras culturas e sotaques. E aqui vale tudo: canais de receitas, histórias, humor e beleza. E se tiver dicas de canais legais em inglês, deixe aqui nos comentários. Vamos adorar saber o que você está vendo e ouvindo por aí.

4. Deixe de lado o medo de falar em inglês

Parece difícil, nós sabemos, existe toda uma cobrança que a gente mesmo se coloca de falar o idioma perfeitamente, sem erros e com vocabulário variado. Mas pare para pensar um minutinho: a criança brasileira, quando está aprendendo português, fala tudo corretamente? Não. Porque ela está aprendendo. E você também está. Errar faz parte do aprendizado e nenhum gringo espera que você fale o idioma dele perfeitamente, como um nativo. Então, sempre que possível, coloque o medo de lado e fale em inglês.

5. Escolha um curso alinhado às suas necessidades

Esta é outra dica essencial: cursos engessados não são amigos do aprendizado mais rápido, afinal eles geralmente igualam o nível da aula para todos os presentes, não permitem que você faça determinado módulo em menos tempo e muito menos focam o que é essencial para o aprendizado individual de cada aluno.

Aqui na EF English Live isso não acontece. Quem dita o ritmo de aprendizado é você, que escolhe onde e com qual frequência quer fazer suas aulas. Isso e a combinação de professores nativos e fluentes, lições interativas e uma metodologia aperfeiçoada durante mais de 20 anos permitem que nossos alunos aprendam 3 vezes mais rápido, mudando de nível a cada 12 semanas. Quer saber mais como a EF English Live vai lhe ajudar a falar inglês de verdade? É só conversar com a nossa equipe.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.