O que você precisa saber antes de migrar de carreira para a área de TI?

7 min de leitura
Imagem de: O que você precisa saber antes de migrar de carreira para a área de TI?
Imagem: GettyImages

A área de TI (Tecnologia da Informação) é uma das mais visadas no mercado de trabalho. Isso deve-se a uma série de fatores, desde a quantidade de setores que ela abrange, até mesmo a remuneração – que pode ser uma das mais altas de uma empresa. Por isso, cada vez mais há profissionais que querem migrar da sua área para ela.

Entretanto, muita gente ainda tem ressalvas na hora de escolher a área de TI para começar uma carreira, já que é um tema bastante complexo, e que requer estudo e atualização de conhecimento a todo momento.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

E para te ajudar nessa escolha, hoje listamos o que você precisa saber e como migrar da sua atual área para a de TI. Confira!

Como mudar sua carreira e começar na área de TI?

O primeiro passo para essa transição é conhecer de uma forma abrangente o que a área de TI lhe reserva. Isso porque não é uma das carreiras mais fáceis em termos de adaptação, principalmente para quem é formado ou está cursando um tema na área de humanas, já que são caminhos bem diferentes.

A mudança pode ser enorme para quem sai de uma área de humanas para a de TIA mudança pode ser enorme para quem sai de uma área de humanas para a de TIFonte:  GettyImages 

Além disso, uma das características da área de TI são os cursos extracurriculares quase obrigatórios para quem deseja se aprofundar na área. O motivo é que as faculdades de tecnologia da informação, assim como de outros cursos, dão uma visão inicial de determinados temas, o que leva o aluno a buscar outras especificações para se aprofundar na área.

Eles são uma comprovação de que você tem um conhecimento avançado em um determinado assunto. Algo que só com o conteúdo aplicado nas universidades não é possível.

E em alguns casos, esses certificados podem ser de uma mesma área, mas de temas mais específicos, como na programação, que possui uma série de linguagens, e por sua vez pode ser de utilização única para a vaga disponível.

os certificados são um item quase obrigatório para quem almeja uma vaga na área de TIos certificados são um item quase obrigatório para quem almeja uma vaga na área de TIFonte:  GettyImages 

Por que migrar para área de TI?

Muitos profissionais migram para a área de TI por conta das oportunidades de mercado. Ela é uma das poucas áreas onde ainda há uma estabilidade no meio profissional, e uma quantidade enorme de vagas disponíveis.

Um dos motivos é o avanço da tecnologia, que faz com que praticamente todas as empresas tenham uma área de TI. Ela pode ser um simples "Help Desk", voltado para solucionar problemas de redes e computadores de seus funcionários, como também o coração principal de uma firma, fazendo o controle e manutenção de um banco de dados com informações sigilosas.

Além disso, os trabalhos de modo freelancer também são muitos nessa área. O profissional pode se colocar à disposição para serviços específicos, onde a empresa opta pelo contrato temporário para um projeto ou algo similar. Por exemplo, ele pode trabalhar somente na criação de uma rede empresarial, como também na manutenção de um determinado aparelho, ou até mesmo na criação de um site.

A manutenção de PCs de uma empresa pode ser feita por uma equipe da firma, ou por um profissional freelancerA manutenção de PCs de uma empresa pode ser feita por uma equipe da firma, ou por um profissional freelancerFonte:  GettyImages 

Qual a melhor área de TI para iniciantes?

Para quem está começando, ou vai começar, a atuar na área de TI, as melhores vagas para iniciar sua jornada são:

1. Desenvolvimento de software

Conhecida popularmente como Programação, essa área é a mais famosa e também a melhor porta de entrada para o mercado de trabalho. O motivo é que dependendo do tamanho de um software, ele exige diversos profissionais, ou até mesmo vários grupos atuando no mesmo projeto.

Mesmo sem muita experiência, há uma série de serviços que você poderá ajudar com o seu conhecimento, mesmo limitado. Além disso, em projetos que envolvem mais profissionais, também é uma excelente forma de aprender com outros colegas mais capacitados, além de acompanhar todas as etapas do desenvolvimento até a aplicação final.

O Desenvolvimento de software é uma das principais portas de entrada na área de TIO Desenvolvimento de software é uma das principais portas de entrada na área de TIFonte:  GettyImages 

2. Infraestrutura de TI

A mais antiga e abrangente área de TI também é uma excelente porta de entrada para o mundo profissional. Na infraestrutura, o profissional pode seguir uma série de caminhos, já que é um setor que cuida de boa parte da tecnologia da empresa.

Nele, você pode atuar desde o suportes à redes e computadores locais, trabalhar na manutenção de hardwares mais específicos, como servidores, ou até mesmo ser responsável por softwares da empresa, ou terceirizados, mas que são fundamentais para o dia a dia. Esse setor também pode te levar a voos mais altos, como até mesmo a parte de Segurança de Redes ou Engenharia de Software.

A Infraestrutura de TI é uma excelente caminho para crescer na área dentro de uma empresaA Infraestrutura de TI é uma excelente caminho para crescer na área dentro de uma empresaFonte:  GettyImages 

3. User Experience (UX)

Embora seja um dos setores mais novos da área de TI, ele também vem sendo cada vez mais importante nas empresas. Como o nome sugere, nele você é responsável por cuidar da experiência do usuário, fazendo com que ela seja a mais satisfatória possível, seja com o site da empresa ou no e-commerce.

Para isso, você precisa estudar o comportamento dos usuários ou clientes, e estar ciente de quais mudanças serão necessárias. Elas podem variar de um simples reposicionamento de um botão ou formulário, até uma reestruturação completa de uma página ou site.

E com o avanço da IA e do ChatGPT, já há empresas onde o profissional é responsável por guiar a tecnologia para ser cada vez mais eficiente, mesmo que ela atue sozinha, como em conversas e atendimentos automáticos.

O profissional de UX precisa estudar o comportamento de usuários e clientes nos sites ou lojas virtuais da empresaO profissional de UX precisa estudar o comportamento de usuários e clientes nos sites ou lojas virtuais da empresaFonte:  GettyImages 

Como se preparar para uma transição de carreira?

O primeiro passo é estudar muito sobre os rumos que a nova carreira pode lhe dar. Por mais que ela seja bem remunerada, de nada adianta se for algo que não lhe agrada no dia a dia.

Mas, se depois de muitas pesquisas, e em até alguns casos uma rápida atuação nessa área, você realmente está confiante que é o que você deseja para sua carreira, aí sim vale trocar o seu dia a dia por desafios que irão lhe beneficiar.

A área de suporte de TI é uma das mais indicadas para os iniciantes no setorA área de suporte de TI é uma das mais indicadas para os iniciantes no setorFonte:  GettyImages 

O ideal é que você comece como um estágio na sua área. Isso porque é um cargo onde você aprende na maior parte do tempo, e ainda sim é remunerado pelas tarefas. Além disso, em muitas empresas, o estagiário passar por uma série de setores de onde ele pode ser efetivado para um determinado cargo, o que também ajuda a trazer uma percepção mais profunda de como atua cada parte da empresa.

Mas, se você não está mais frequentando uma faculdade ou ainda não começou uma, você pode atuar na área de suporte de TI. Além de ser muito abrangente, ela é propícia para os iniciantes, uma vez que lá você começará com tarefas simples, até evoluir e trabalhar em atividades um pouco mais complexas, de acordo com a sua experiência.

Quais são os principais desafios do processo de transição de carreira?

Como tudo na vida, a mudança de rotina é um dos maiores desafios, ainda mais no mercado de trabalho e em um processo de transição para uma área bem diferente. Isso porque, em grande parte dos casos, não são apenas as tarefas do dia a dia empresarial, mas também a adaptação para regras e outros fatores da nova firma.

A começar pelo ambiente. Hoje em dia, é comum ver empresas que investem no bem estar de seus funcionários, como fornecendo benefícios como massagens, cursos grátis, lanches e outros alimentos à disposição, sem pagar nada a mais.

Há empresas que investem no bem estar de seus funcionários no ambiente de trabalhoHá empresas que investem no bem estar de seus funcionários no ambiente de trabalhoFonte:  GettyImages 

Em contrapartida, também há muitas empresas que mantêm regras rigorosas até os dias de hoje, seja nas vestimentas de seus funcionários, ou até mesmo controlando o tempo de trabalho. Migrar de firmas com comportamentos diferentes pode ser um choque, tanto de forma positiva como negativa, já que às vezes a quantidade de benefícios pode influenciar diretamente na produção, caso o funcionário não saiba administrá-los.

Já as tarefas do dia a dia, elas podem também ser um grande desafio se houver uma grande mudança de área. Por exemplo, quem migra de um curso de humanas para um de exatas, ou vice e versa, pode levar um bom tempo para se adaptar às rotinas, já que são temas bem diferentes um do outro, principalmente em relação à produção no meio empresarial.

Ainda há empresas que são rigorosas com vestimentas e com o fluxo de trabalhoAinda há empresas que são rigorosas com vestimentas e com o fluxo de trabalhoFonte:  GettyImages 

E por fim, é preciso saber o que você quer para o seu futuro profissional. Nesses casos, você precisa ter ciência dos cargos que almeja dentro da empresa ou da sua área, tendo em vista que, em boa parte deles, é preciso se especializar cada vez mais, buscando cursos de pós-graduação, e outros mais específicos, e que necessitam de um investimento financeiro e de tempo.

Em outras palavras, caso você realmente esteja disposto a crescer na área, vale a pena todo o investimento na sua carreira. Mas se ainda restam dúvidas, ou até mesmo uma insatisfação no que você faz, é melhor gastar tudo isso para migrar para uma outra área que lhe agrada mais, mesmo que isso signifique começar tudo de novo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.