Profissionais brasileiros de TI têm sido cada vez mais valorizados no exterior

3 min de leitura
Imagem de: Profissionais brasileiros de TI têm sido cada vez mais valorizados no exterior
Imagem: Getty Images
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

O setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no Brasil está vivenciando um momento de crescimento sem precedentes. De acordo com uma pesquisa da Brasscom, a expectativa é que o setor contrate um impressionante contingente de 797 mil pessoas no país entre 2021 e 2025, tendo já realizado 261 mil admissões até o final de 2022. Além disso, as exportações de serviços de tecnologia e softwares alcançaram a marca de R$ 24 bilhões no ano passado, representando um notável aumento de 36,4% em relação ao ano anterior.

O que está impulsionando esse crescimento notável? O Brasil tem se consolidado como um país exportador de talentos em tecnologia da informação. Com uma população jovem e tecnicamente alfabetizada, o país tornou-se um polo de atração para profissionais de tecnologia. Somado a isso, os investimentos em educação e treinamento em TI resultaram em uma força de trabalho altamente qualificada.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Diferenciais dos profissionais de TI brasileiros

Profissionais de TI brasileiros estão ganhando espaço globalmente Profissionais de TI brasileiros estão ganhando espaço globalmente Fonte:  Getty Images 

Marco Tulio, presidente do Sindicato das Empresas de Serviço de Informática do Distrito Federal (Sindesei/DF), explica que o Brasil tem se tornado um país exportador de talentos em TI por conta da grande população jovem e tecnicamente alfabetizada que é atraída pelo setor. "Além disso, o país tem investido em educação e treinamento em TI, resultando em uma força de trabalho altamente qualificada. Muitas empresas internacionais estão aproveitando o fuso horário favorável do Brasil e a proximidade cultural com os EUA e a Europa para terceirizar suas operações”, diz o presidente.

Ele ainda acrescenta que o diferencial dos profissionais de tecnologia da informação brasileiros reside na combinação de habilidades técnicas sólidas com uma mentalidade criativa e inovadora. Eles são conhecidos por sua capacidade de resolver problemas complexos e por estarem dispostos a adotar novas tecnologias e métodos de trabalho. Afinal, contratar um profissional de TI não é apenas uma questão de verificar as habilidades técnicas; também é importante considerar as habilidades interpessoais, como a capacidade de trabalhar em equipe, comunicar-se efetivamente e se adaptar a novas situações.

Dentro do campo da tecnologia, várias áreas estão experimentando um crescimento exponencial e demandando profissionais altamente qualificados. Isso inclui cibersegurança, análise de dados, desenvolvimento de software e aplicativos, computação em nuvem e inteligência artificial. Essas áreas estão na vanguarda da transformação digital e requerem uma ampla gama de habilidades técnicas e analíticas.

Vagas internacionais concorrem com empresas brasileiras

Empresas brasileiras têm encontrado dificuldades em contratações diante dos benefícios das vagas internacionais Empresas brasileiras têm encontrado dificuldades em contratações diante dos benefícios das vagas internacionais Fonte:  Getty Images 

No entanto, as empresas de TIC brasileiras enfrentam uma concorrência acirrada das empresas estrangeiras na hora de contratar talentos locais. Com a crescente adoção do trabalho remoto, muitas empresas internacionais estão dispostas a contratar profissionais de qualquer lugar do mundo, e o pagamento em dólar se torna um atrativo significativo, pois a conversão para o real pode resultar em uma remuneração substancialmente maior.

De acordo com Marco Tulio, algumas startups brasileiras têm conseguido atrair talentos por meio da promessa de ambientes de trabalho flexíveis e dinâmicos, juntamente com oportunidades de crescimento acelerado. No entanto, essas startups também enfrentam o desafio de reter esses talentos diante das ofertas financeiramente mais vantajosas das empresas estrangeiras. Para competir, muitas startups estão investindo na criação de culturas corporativas mais sólidas, oferecendo benefícios diferenciados e oportunidades de participação acionária.

Em um cenário onde a tecnologia está cada vez mais integrada em nossas vidas, os profissionais de TI brasileiros estão desempenhando um papel fundamental no avanço dessa revolução digital global. Com suas habilidades técnicas e mentalidade inovadora, eles estão conquistando reconhecimento e oportunidades no mercado internacional, consolidando a posição do "Made in Brazil" como sinônimo de excelência em tecnologia.

Gostou do conteúdo? Então, fique por dentro de todas as novidades e tendências do mercado de trabalho na área de Tecnologia aqui no TecMundo!

--

Curso de Programação Avançado

Imagem: Curso de Programação Avançado com Linguagem Lua
Imagem: Tecmundo Recomenda

Curso de Programação Avançado com Linguagem Lua

Curso de Lua do Zero ao Avançado: Roblox Studio, Love2D, Computação, Software e Mercado de Trabalho.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.