Freelancer: 7 fatos que você precisa saber sobre o modelo de trabalho

4 min de leitura
Imagem de: Freelancer: 7 fatos que você precisa saber sobre o modelo de trabalho
Imagem: GettyImages

Trabalhar como freelancer é uma opção cada vez mais popular para quem busca flexibilidade e liberdade profissional. Nesse sistema, um profissional pode prestar serviço para mais de uma empresa, além de ter liberdade para montar sua própria escala de trabalho conforme sua disponibilidade.

Por ser um modelo que ainda levanta algumas dúvidas, é de se esperar que a internet seja varrida com informações variadas referentes ao assunto. E aí, a pergunta que fica no ar é: será que tudo isso, de fato, é real?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Flexibilidade faz com que a modalidade freelancer esteja em alta

Segundo o relatório ‘Freelancing in America’, de 2020, 59% dos trabalhadores independentes optaram por seguir essa modalidade devido ao privilégio de definir seus próprios horários e projetos.

Já em 2023, o mesmo estudo indicou que 75% desses profissionais estão altamente satisfeitos com o formato de trabalho remoto, destacando que a possibilidade de trabalhar em qualquer lugar é um dos principais motivadores da escolha.

“Além da maior flexibilidade na rotina, ser freelancer é uma excelente opção para aqueles que buscam uma maior rentabilidade em sua área de atuação, com a vantagem de realizar vários serviços para diferentes clientes nacionais ou até de outros países, sem sair de casa”, comentou Samyra Ramos, especialista de marketing da Higlobe, solução de pagamentos para freelancers e contratados brasileiros que trabalham remotamente para empresas dos EUA.

Trabalho freelancer tem sido adotado por cada vez mais profissionais no Brasil e no mundo.Trabalho freelancer tem sido adotado por cada vez mais profissionais no Brasil e no mundo.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

Mitos e verdades sobre trabalho freelancer

Embora esteja se popularizando, ainda é comum ter muitas dúvidas no caminho para se tornar um freelancer de sucesso. Pensando em esclarecer o tema, mencionamos a seguir o que é fato ou fake nessa forma de trabalho.

1. Freelancers podem trabalhar de qualquer lugar do mundo

Uma das vantagens do trabalho freelancer é poder atuar de qualquer lugar do mundo.Uma das vantagens do trabalho freelancer é poder atuar de qualquer lugar do mundo.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

Fato! Quando falamos de uma função remota, uma das grandes vantagens de ser freelancer é a capacidade de trabalhar em qualquer lugar do mundoa partir de uma conexão estável com a internet.

Com a grande oferta de plataformas de trabalho remoto, é possível se conectar com clientes e realizar projetos independentemente da sua localização. Essa liberdade geográfica permite que os freelancers aproveitem a flexibilidade e busquem oportunidades em diferentes países.

2. Freelancers devem ter um horário fixo de trabalho

Freelancers podem trabalhar no horário que for mais conveniente à sua rotina de vida.Freelancers podem trabalhar no horário que for mais conveniente à sua rotina de vida.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

Fake! Em muitos dos casos, os freelancers têm a flexibilidade de horário de trabalho – desde que cumpram os prazos propostos pelos clientes. Isso significa que podem definir seu próprio cronograma de acordo com suas necessidades pessoais e profissionais.

No entanto, é importante lembrar que a disciplina e a organização são fundamentais para garantir a conclusão dos projetos dentro da data limite.

3. Os freelancers podem ter acesso a benefícios trabalhistas

Fato! Embora os benefícios não sejam iguais aos tradicionais da CLT, como plano de saúde e férias remuneradas, eles têm outras vantagens. Uma delas faz referência a aposentadoria privada, que é uma alternativa à tradicional.

A liberdade de escolher seus clientes e projetos, definir suas próprias taxas e manter uma maior autonomia em relação ao trabalho podem ser fatores suficientes para a tomada de decisão.

Além disso, se o profissional optar por receber os seus pagamentos como MEI ou ME e pagar todos os tributos, ele terá acessos aos benefícios trabalhistas da categoria, como auxílio-doença, auxílio-maternidade, dentre outros.

4. Freelancers sempre ganham menos que um CLT

Ganhos de um freelancer podem ser iguais ou maiores que o de um funcionário CLT.Ganhos de um freelancer podem ser iguais ou maiores que o de um funcionário CLT.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

Fake! Embora a renda de um freelancer possa variar de mês para mês, isso não significa necessariamente que eles não possam ter uma renda estável e ganhar muito bem.

Com organização financeira, construção de uma rede de contatos contínua e busca de clientes regulares, os freelancers podem garantir uma fonte de renda constante.

Além disso, é possível ter clientes em outros países e ganhar em moeda estrangeira, o que pode aumentar significativamente a sua renda mensal.

5. Vida de freelancer é instável

Fake! Apesar de não ter um trabalho fixo, é possível encontrar diversas pessoas que conseguem sobreviver muito bem atuando como freelancer.

Neste caso, tudo estará associado à sua dedicação e também a busca por novos projetos para trabalhar. Vale lembrar, por exemplo, que existe a possibilidade de criar um vínculo fixo com um ou mais clientes, garantindo ganhos que até fiquem próximos ao que seria um salário fixo.

6. Encontrar trabalho freelancer é difícil

Quem está iniciando como freelancer pode ter dificuldades para encontrar trabalho.Quem está iniciando como freelancer pode ter dificuldades para encontrar trabalho.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

Fato! Se você é uma pessoa que está pensando em começar a trabalhar como freelancer, pode ser que encontre dificuldades em dar os primeiros passos nessa carreira. Um dos principais fatores a observar nessa questão é a alta concorrência, especialmente ao decidir se lançar em sites do estilo workplace.

Entretanto, essa não é a única maneira de encontrar trabalho, já que sempre existe a possibilidade de recorrer ao LinkedIn e outras plataformas profissionais.

7. Freelancer sempre trabalha sozinho

Fake! Por muito tempo, criou-se o mito de que o freelancer é um profissional que trabalha sozinho e dentro de casa, mas esse cenário mudou bastante nos últimos anos.

Atualmente é possível encontrar coworkings para ter a sensação de estar em um escritório. Além disso, diversas empresas permitem que profissionais, ainda que freelancers, possam visitar suas instalações para trocar experiências e participar de reuniões com os demais funcionários.

Você trabalha como freelancer? O que acha dessa modalidade de trabalho? Compartilhe a sua opinião com os demais leitores do TecMundo utilizando as nossas redes sociais.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.