7 dicas para os profissionais de TI que desejam atuar no exterior

6 min de leitura
Imagem de: 7 dicas para os profissionais de TI que desejam atuar no exterior
Imagem: GettyImages

Quem deseja seguir carreira internacional na área de tecnologia precisa se atentar a algumas questões muito importantes. Afinal, as empresas estrangeiras podem funcionar de modo diferente das empresas brasileiras, seja em sua cultura ou até métodos de trabalho.

Nesse sentido, se o seu objetivo é concorrer a uma vaga estrangeira, tanto presencial quanto remota, estude bastante!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Porém, se ainda está indeciso com relação a esse grande passo na carreira, fique tranquilo! Logo abaixo, inclusive, apresentaremos 7 dicas para quem já está atuando na área de TI e deseja trabalhar em empresas localizadas no exterior. Sendo assim, aproveite!

7. Tenha o inglês na ponta da língua

Atualmente, o domínio da língua inglesa é uma das soft skills mais comuns de se atingir. (Getty Images/Reprodução)Atualmente, o domínio da língua inglesa é uma das soft skills mais comuns de se atingir. (Getty Images/Reprodução)Fonte:  Getty Images 

Pode até ser batido dizer que a língua inglesa é uma das mais importantes do mundo. Apesar de não ser o idioma nativo mais falado no mundo, é um dos mais utilizados na comunicação estrangeira por uma série de fatores.

Quem já está inserido no mercado de TI sabe muito bem como a maioria das coisas são fornecidas em inglês, principalmente quando falamos das mais diversas linguagens de programação. Portanto, além de ser essencial para a comunicação fora do Brasil, a língua também é indispensável em aspectos muito básicos da rotina do trabalho.

Para Wesley Willians, CEO da Full Cycle, "não é necessário ter fluência absoluta em inglês para se candidatar a vagas em empresas estrangeiras. O domínio suficiente para comunicação normal é muitas vezes suficiente, especialmente para cargos em países onde o inglês não é o idioma nativo.".

6. Fique por dentro de todas as tendências da área

A área de tecnologia é conhecida por sua constante transformação e tendências inovadoras. (Getty Images/Reprodução)A área de tecnologia é conhecida por sua constante transformação e tendências inovadoras. (Getty Images/Reprodução)Fonte:  Getty Images 

Por estar inserido em uma área de constante transformação, com muitas variáveis, novidades e inovações que surgem a todo momento, uma boa dica para quem deseja tentar uma carreira internacional dentro de TI é estar antenado em todas as tendências do mercado.

Mesmo escolhendo uma única linguagem de programação para se especializar ou trabalhar com algo muito focado e de nicho, é importante entender ao menos um pouco sobre outras linguagens e suas respectivas mudanças.

Nesse sentido, uma boa dica é acompanhar notícias sobre o mercado, interessar-se por discussões sobre o tema e até mesmo estudar, nem que seja o básico do básico, sobre determinadas linguagens que são tendência em diversos contextos.

Além do mais, todos os novos conhecimentos irão agregar, de alguma forma, em seu currículo, deixando-o ainda mais competitivo para preencher vagas nunca antes imaginadas. Afinal, você poderá se tornar um profissional ainda mais completo e capacitado, não é mesmo?

5. Se especialize em uma linguagem e framework

Se especializar pode te dar uma grande vantagem em determinados processos seletivos. (Getty Images/Reprodução)Se especializar pode te dar uma grande vantagem em determinados processos seletivos. (Getty Images/Reprodução)Fonte:  Getty Images 

Conforme destacado anteriormente, ter domínio sobre uma linguagem específica é algo bastante promissor e visto com bons olhos pela maioria das empresas estrangeiras. A partir da especialidade, você consegue resolver problemas com muito mais cuidado e responsabilidade, tendo em vista que sua rotina é dominada por uma determinada linguagem.

Além disso, ter uma especialização mostra às empresas que você é autoridade no assunto, passando ainda mais credibilidade ao seu trabalho. Seja em Java, Python, C, C++, C# ou JavaScript, o importante é ter um bom desenvolvimento na linguagem escolhida, criando estratégias e soluções eficazes para o bom framework.

4. Desenvolva seu portfólio

Mesmo sem tantas experiências, você pode dar certos destaques às suas principais habilidades em seu portfólio. (Getty Images/Reprodução)Mesmo sem tantas experiências, você pode dar certos destaques às suas principais habilidades em seu portfólio. (Getty Images/Reprodução)Fonte:  Getty Images 

Sabemos que ter um bom currículo é fundamental para concorrer a qualquer vaga, tanto no Brasil como no exterior. Contudo, existem determinados documentos que são mais importantes para determinadas áreas do que para outras. No caso da área de tecnologia, um bom portfólio pode contar muitos pontos.

E quando falamos de um bom portfólio, não necessariamente nos referimos a um documento com inúmeros trabalhos, mas sim de consistência. Você pode ter pouca experiência em termos de quantidade, mas se tudo estiver bem explicado, com dados sólidos e suas competências destacadas, ainda assim você terá grandes chances.

Nesse sentido, uma boa dica é investir tempo em deixar seu portfólio redondinho. Deixe-o bem organizado e com detalhes sobre cada projeto que você participou. Não se esqueça de incluir quais foram as estratégias adotadas para que os resultados fossem alcançados.

3. Troque experiências online

Bate-papos online com profissionais da área que atuem em outros países pode ajudar a elucidar algumas questões. (Getty Images/Reprodução)Bate-papos online com profissionais da área que atuem em outros países pode ajudar a elucidar algumas questões. (Getty Images/Reprodução)Fonte:  Getty Images 

Muitas pessoas acreditam que, para se aventurar em vagas presenciais fora do Brasil e assim construir sua carreira internacional, é preciso ter muita coragem. Em linhas gerais, é sim necessário ter desprendimento do conforto da rotina para se arriscar e assim alçar voos ainda mais altos.

Porém, você não está sozinho! Há muitas pessoas pensando em tentar o mesmo que você neste exato momento. Talvez não aqui em nosso país, mas em outros. Por esse motivo, essa dica é para quem tem muitas dúvidas: invista seu tempo livre em conversas online com pessoas da área que estejam atuando em outras regiões do mundo.

Tente encontrá-las por meio de fóruns online ou redes sociais. Faça um filtro básico para que profissionais da área de tecnologia estejam disponíveis com mais facilidades. Faça todas as perguntas, troque experiências e veja realmente se esse é o caminho que você deseja seguir.

2. Conheça o perfil das empresas

Saber mais sobre as empresas pode ser essencial para uma contratação. (Getty Images/Reprodução)Saber mais sobre as empresas pode ser essencial para uma contratação. (Getty Images/Reprodução)Fonte:  Getty Images 

Nesta lista, falamos muito sobre o que você pode fazer para melhorar sua confiança e destacar as principais habilidades do seu perfil. Mas é importante também conhecer as empresas para alinhar perspectivas. Assim, você descobre se elas são boas opções para investir seu tempo e se seria agradável trabalhar com a cultura praticada dentro delas.

Outro tópico envolto nessa questão é: as empresas vão gostar de saber que você já tem um conhecimento prévio sobre elas. Ao se candidatar para uma vaga, por exemplo, você tem mais noção do que te espera, além de poder filtrar melhor o que esperam de você e assim enfatizar seus pontos fortes em uma possível entrevista.

Sendo assim, utilize seu tempo na internet para pesquisar mais sobre as empresas ao se deparar com uma vaga disponível. Verifique os funcionários no Linkedin, perceba quais são os requisitos e tente entender como seria sua rotina ao trabalhar nesse local.

1. Nunca pare de estudar

Mesmo já tendo todos os requisitos para se candidatar a uma vaga, continue estudando para ir mais longe. (Getty Images/Reprodução)Mesmo já tendo todos os requisitos para se candidatar a uma vaga, continue estudando para ir mais longe. (Getty Images/Reprodução)Fonte:  Getty Images 

Por fim, outra dica que pode parecer batida, mas que também é transformadora e precisa ser mais comentada: nunca pare de estudar e, assim, se profissionalizar. Conforme descrito em tópicos anteriores, dominar uma linguagem específica pode te abrir muitas portas, sobretudo por conta do foco.

Junto disso, unindo-se ainda à dica de se manter antenado às principais tendências do mercado de tecnologia, esteja com olhos voltados integralmente a essa linguagem específica para estudá-la em todos os seus meandros.

Tenha certeza de que muitas questões podem mudar da noite para o dia e estar afiado é imprescindível. Afinal, o nível de exigência das empresas estrangeiras pode ser ainda maior. E lembre-se sempre de todas essas dicas para arrasar na busca por sua carreira internacional.

Gostou do conteúdo? Então continue ligado aqui no TecMundo para seguir acompanhando mais novidades interessantes como essas!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.