ChatGPT pode matar Google Assistente e Alexa?

6 min de leitura
Imagem de: ChatGPT pode matar Google Assistente e Alexa?
Imagem: Shutterstock

O ChatGPT é tão poderoso que, segundo especialistas, pode ultrapassar o Google e se transformar no mecanismo de busca mais usado do mundo futuramente. Não é à toa que, nas últimas semanas, a ferramenta de processamento de linguagem natural com inteligência artificial (IA) ganhou destaque na mídia e se popularizou entre usuários em todo o mundo, preocupando a gigante das buscas.

“O Google pode estar a apenas um ou dois anos da disrupção total. Mesmo que eles alcancem a IA, eles não podem implantá-la totalmente sem destruir a parte mais valiosa de seus negócios!”, disse o criador e principal desenvolvedor do Gmail, Paul Buchheit, em mensagem publicada no seu perfil do Twitter.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Além de possuir a riqueza de informações de um supercomputador, o ChatGPT também se mostra mais humano que as opções de busca da atualidade. Inclusive, ele também pode ser um dos candidatos a substituir as assistentes de voz com inteligência artificial, como a Google Assistente ou a Alexa (Amazon).

As empresas de tecnologia já abriram os olhos para o ChatGPT e, em breve, devem aprimorar suas inteligências artificiais.As empresas de tecnologia já abriram os olhos para o ChatGPT e, em breve, devem aprimorar suas inteligências artificiais.Fonte:  Shutterstock 

Já que o ChatGPT é tudo isso, será que ele pode matar, ou substituir, o Google Assistente e a Alexa? Para ajudar a entender essa pergunta, o TecMundo listou alguns dos diferenciais entre as inteligências artificiais.

ChatGPT, Alexa e Google Assistente: quais são as diferenças?

Um dos grandes diferenciais do ChatGPT é sua capacidade de responder perguntas com respostas longas e mais elaboradas, algo que assistentes de voz como o Google Assistente e a Alexa não podem fazer. Mesmo em tão pouco tempo, a ferramenta da OpenAI conseguiu se destacar entre os assistentes baseados em inteligência artificial.

Outro ponto favorável ao ChatGPT é o formato humano de sua linguagem de texto, que mantém respostas elaboradas com contexto e tom semelhante aos conteúdos produzidos por pessoas de carne e osso. Sem contar que a IA também responde perguntas mais elaboradas, algo que as assistentes de voz ainda não conseguem fazer.

A ferramenta é muito mais conversacional que a Alexa e o Google Assistente, já que foi treinada para entender melhor o contexto de perguntas para responder da melhor forma possível. Assim, ela também permite realizar conversas mais longas e completas com os usuários.

Em boa parte das vezes, o ChatGPT responderá com informações corretas, principalmente, se o usuário realizar perguntas que envolvem conteúdos mais estruturais e que ocorreram antes de 2021, o ano de limite da base de conhecimento da IA atualmente. É importante lembrar que a plataforma da OpenAI ainda está em desenvolvimento, enquanto o Google e a Amazon constantemente injetam recursos para treinar suas assistentes de voz.

A habilidade de conversação do ChatGPT impressionou milhares de pessoas ao redor do mundo, contudo, a ferramenta ainda está em período de testes para aprender mais durante a interação com os humanos.A habilidade de conversação do ChatGPT impressionou milhares de pessoas ao redor do mundo, contudo, a ferramenta ainda está em período de testes para aprender mais durante a interação com os humanos.Fonte:  Shutterstock 

Ainda existem muitos recursos que fazem as assistentes de voz serem mais úteis, já que elas são otimizadas para voz e interagem com diversos aplicativos, oferecendo mais usos para o nosso dia a dia. Enquanto isso, pelo menos por enquanto, o ChatGPT é mais focado em apenas responder perguntas realizadas pelos usuários.

“Em breve você poderá ter assistentes prestativos que conversam com você, respondem perguntas e dão conselhos. Mais tarde, você pode ter algo que dispara e executa tarefas para você. Eventualmente, você pode ter algo que dispara e descobre novos conhecimentos para você”, disse o CEO da Open AI, Sam Altman, em publicação no Twitter.

De qualquer forma, é importante lembrar que, por enquanto, o ChatGPT foi desenvolvido para uma função totalmente diferente da Alexa ou do Google Assistente. Por exemplo, a ferramenta pode ser usada como referência para o desenvolvimento de chatbots mais humanos, ferramentas de criação de conteúdo, plataformas de tradução, e muito mais.

Por meio do ChatGPT, ainda é possível escrever redações, códigos de programação e diversos outros conteúdos em texto. Essas possibilidades ainda não estão disponíveis em IAs de conversação como a Alexa e Google Assistente.

Apesar disso, o ChatGPT ainda é inferior em muitas áreas, pois ele não poderá tocar músicas, ligar as luzes do quarto, ou realizar chamadas de voz — ao menos, por enquanto. Contudo, a ferramenta pode ajudar em diversas ocasiões, principalmente em tarefas relacionadas ao conteúdo em texto, muito melhor do que a entrega do Google Assistente ou da Alexa.

LaMDA 2: o ChatGPT do Google

Enquanto o ChatGPT já está assustando o Google, a companhia possui uma solução para brigar com a tecnologia, a LaMDA 2, apresentada durante a Google I/O 2021. Da mesma forma que o ChatGPT, o LaMDA 2 interpreta a conversa dos usuários e aprende por meio de machine learning — assim, ele equilibrará o conteúdo da resposta com a melhor forma de explicar a informação para um ser humano.

Com a fama do ChatGPT, é claro que o Google não quer ficar para trás.Com a fama do ChatGPT, é claro que o Google não quer ficar para trás.Fonte:  Reprodução/YouTube 

O Google também conta com duas outras grandes inteligências artificiais: a primeira se chama MUM (Multitask Unified Model), uma ferramenta IA que sugere respostas em perguntas comparativas; já o PaLM (Pathways Language Model) é uma versão mais direta e explicativa do LaMDA 2, já que ele não foi feito para conversas longas, apenas para oferecer respostas de forma mais adequada e 'sem enrolações'.

De acordo com o CEO do Google, Sundar Pichai, ainda é necessário trabalhar mais nesse modelo de IA, pois eles podem apresentar vários problemas. Inclusive, ele afirma que esse tipo de inteligência artificial pode inventar informações falsas — vale lembrar que o LaMDA 2 é a mesma inteligência artificial que fez um engenheiro do Google acreditar que ela tinha consciência.

Problemas do ChatGPT

Um dos piores problemas do ChatGPT é, justamente, a forma convencível que ele se expressa em textos — seja em inglês ou português. Por exemplo, ao questionar a IA sobre algum assunto específico, ela pode responder de uma forma bonita e que pareça completamente correta, contudo, muitas vezes, contém erros não aparentes.

Segundo o site Stack Overflow, o ChatGPT já disponibilizou milhares de respostas incorretas e que, por enquanto, isso ainda é bastante comum. Por exemplo, a IA pode colocar informações adicionais no texto que não existem, contudo, podem parecer críveis por conta do ótimo estilo de linguagem da ferramenta.

Ao ser questionado sobre o que é o TecMundo, o ChatGPT entregou uma resposta bastante acurada.Ao ser questionado sobre o que é o TecMundo, o ChatGPT entregou uma resposta bastante acurada.Fonte:  Open AI 

Em um teste anterior do TecMundo, o ChatGPT descreveu o streamer Casimiro da seguinte forma: “Casimiro é um streamer brasileiro de jogos, especialmente de Counter-Strike: Global Offensive. Ele ganhou destaque ao se tornar um dos membros mais antigos da equipe de streamers do Brasil, a ESEA Brasil”. No texto, a ferramenta acerta sobre Casimiro ser um streamer, contudo, erra ao afirmar que ele faz, especialmente, streamings de Counter-Strike: Global Offensive e que ele é um dos membros antigos da ESEA Brasil.

Como a base de conhecimento da inteligência artificial vai até 2021, a plataforma acaba inventando informações ao invés de apontar seus equívocos ou indicar que não consegue responder a pergunta. Caso isso seja resolvido com o passar do tempo, no entanto, a plataforma certamente vai dar trabalho para gigantes como o Google.

“Eu acho que com a qualidade dos modelos de linguagem que veremos nos próximos anos, haverá um sério desafio para o Google pela primeira vez para um produto de busca”, disse o CEO da Open AI.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.