Usei a IA ChatGPT para jogar na Mega Sena; veja o resultado

4 min de leitura
Imagem de: Usei a IA ChatGPT para jogar na Mega Sena; veja o resultado
Imagem: Getty Images/Marcello Casal Jr/Agencia Brasil

A inteligência artificial ChatGPT, da OpenAI, está rendendo bastante assunto desde seu lançamento em teste aberto. Com muito poder, a plataforma consegue realizar pesquisas rapidamente, escrever linhas de código e até mesmo fazer trabalhos acadêmicos.

Considerando todo o potencial da IA, o TecMundo resolveu testar a novidade contra um forte oponente: as probabilidades matemáticas. Afinal, o ChatGPT pode te ajudar a escolher os números certos em jogos de sorte como a Mega Sena?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Com a Mega da Virada entregando seu maior prêmio no final de 2022, com cerca de R$ 540 milhões sendo sorteados, utilizamos a tecnologia da OpenAI para tentar acertar as seis dezenas sorteadas. Veja quais foram as respostas da IA.

A inteligência artificial ChatGPT sabe os números da Mega Sena?

Mega da ViradaFonte: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Como você já deve imaginar, eu estou trabalhando no começo de janeiro e claramente não fui um dos sorteados da Mega da Virada. Ou seja, o rápido poder de processamento do ChatGPT não é páreo para as probabilidades matemáticas, mas a IA deixa isso claro assim que você toca em assuntos como Mega Sena e jogos de azar.

Ao questionar o ChatGPT sobre quais seriam os seis números sorteados na Mega Sena do último dia 31, a IA produziu um texto explicando que não pode adivinhar números, apenas dar sugestões. Além disso, a plataforma fez uma "palestrinha" dizendo que é preciso ter cautela com jogos de azar.

"Infelizmente, não posso fornecer sugestões de números para jogar na Mega Sena ou qualquer outro jogo de azar. É importante lembrar que jogos de azar são baseados na sorte e não há uma maneira confiável de prever quais números serão sorteados", disse o robô. "Além disso, os jogos de azar podem ser viciantes e podem levar a problemas financeiros e pessoais se não forem jogados de forma responsável. Portanto, é importante jogar de forma responsável e com moderação, se decidir jogar."

ChatGPTO ChatGPT avisa que apenas escolhe números aleatórios, sem garantia de que as dezenas serão sorteadas

Enquanto o questionamento direto não funcionou, o ChatGPT me forneceu dezenas para jogar quando eu solicitei: "escolha seis números aleatórios entre 0 e 60". A plataforma listou os algarismos aleatoriamente e, como possui um sistema que lembra de conversas passadas, voltou a falar que os números são apenas sugestões aleatórias e que não há garantia de que seriam sorteados.

De fato, as dezenas enviadas pelo ChatGPT não foram sorteadas, com a Mega da Virada acabando com os seguintes números: 04-05-10-34-58-59. Por grau de curiosidade, o robô aleatoriamente sugeriu os três jogos a seguir: 10-17-30-31-45-52, 34-19-46-50-28-41 e 15-29-32-22-53-41. Ou seja, na melhor das hipóteses, um dos números foi sorteado, mostrando que nem mesmo a IA mais impressionante da atualidade consegue bater a probabilidade matemática.

Por que o ChatGPT não acerta números da Mega Sena?

O motivo para o ChatGPT não acertar os números da Mega Sena, pelo menos desta vez, é explicado pelo próprio robô da Open AI. No final das contas, jogos como a Mega da Virada possuem a mesma chance de qualquer número ser sorteado. Assim, usar ou não a inteligência artificial para escolher os números acaba sendo indiferente.

"Todos os números têm a mesma probabilidade de serem sorteados em um jogo de azar como a Mega Sena. Isso significa que não há maneira de prever com certeza quais números serão sorteados em um determinado jogo", explica o ChatGPT. "Alguns jogadores podem escolher números baseados em padrões ou séries, mas esses métodos não têm base em fatos ou em probabilidades matemáticas e não são mais propensos a produzir resultados vencedores do que qualquer outra escolha de números."

Ou seja, em um jogo simples da Mega Sena, escolher números aleatórios, fazer uma sequência direta ou deixar a responsabilidade nas mãos do ChatGPT rendem a mesma probabilidade de vitória, que é baixa.

Como ter mais chances de acertar na Mega Sena?

Falando ao podcast O Assunto, do G1, o matemático Diego Marques, da Universidade de Brasília, explicou as probabilidades de ganhar na Mega Sena e como ter mais chances de acertar os números sorteados. Para começar, é importante ressaltar a baixa chance de ganhar no jogo: é 50 vezes mais difícil vencer na Mega que ser atingido por um raio, matematicamente falando.

Ainda assim, é possível aumentar as chances de algumas formas. A primeira delas é simplesmente jogando: afinal, quem não jogar possui zero chance de ganhar. Assim, quanto mais você gastar fazendo jogos da Mega Sena, mais chances você terá de vencer (mas a probabilidade ainda é pequena).

Outra maneira de aumentar as chances de vencer na Mega Sena é aumentando o número de dezenas jogadas. Enquanto um jogo simples possui apenas seis números, é possível escolher até 20 dezenas, o que deixa o jogo consideravelmente mais caro. No caso da Mega da Virada, o jogo de seis números custava apenas R$ 4,50, enquanto a aposta com 20 casas chegava a cobrar mais de 174 mil. Ou seja, neste caso, o jogo já deixa de ser sorte e passa a ser um investimento de risco.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.