O que é ChatGPT? Como conversar com o robô que responde perguntas

4 min de leitura
Imagem de: O que é ChatGPT? Como conversar com o robô que responde perguntas
Imagem: OpenAI

Nos últimos dias, um dos assuntos mais comentados da internet é o ChatGPT, uma ferramenta de processamento de linguagem natural com inteligência artificial (IA), capaz de gerar textos parecidos com conteúdos escritos por humanos. A novidade foi desenvolvida pela mesma empresa que lançou o Dall-E, um popular sistema de IA que cria imagens a partir de textos.

A ferramenta é capaz de responder a perguntas, produzir textos sobre diferentes assuntos e até escrever códigos de programação. Por enquanto, o ChatGPT é totalmente aberto e gratuito — inclusive, ele analisa o uso dos usuários para coletar informações para, assim, fornecer respostas com mais precisão.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A ferramenta é alimentada por meio de um sistema que prevê a próxima palavra em uma frase e encontra padrões por meio de tentativa e erro. Exatamente por isso, nem sempre as respostas estão corretas.

O que é o ChatGPT

Criado pela empresa de pesquisa OpenAI, o ChatGPT foi lançado no dia 30 de novembro de 2022 e, em poucos dias, causou um grande impacto na internet. Além de responder perguntas simples, a ferramenta também pode produzir redações, dar sugestões de ideias, escrever códigos, fazer contas, propiciar conversas filosóficas, entre milhares de outras possibilidades.

Segundo a OpenAI, o modelo de linguagem da ferramenta foi treinado usando diferentes modelos de conversas, em que a IA precisava desempenhar o papel de um usuário e de um assistente virtual. O ChatGPT foi treinado por meio do sistema Reinforcement Learning from Human Feedback (RLHF).

No Twitter, um usuário afirmou que pediu para a ferramenta escrever uma letra de hip-hop ao estilo das músicas do rapper Eminem e, impressionantemente, ela conseguiu fazer sem nenhum problema.

O ChatGPT é seguro?

Em outras palavras, o ChatGPT foi desenvolvido para manter uma conversa com o usuário final, seja produzindo um texto, respondendo questões ou criando códigos de programação. Contudo, nem sempre as respostas estarão corretas, já que ele busca informações em blocos de dados de treinamento da OpenAI — ou seja, o conteúdo é limitado, pois a IA não tem acesso direto à internet.

Uma das dicas da OpenAI é não digitar nenhuma informação pessoal, pois a ferramenta se alimenta das interações com os usuários.

Apesar de realizar corretamente diversas atividades, como responder perguntas básicas e escrever conteúdos sobre assuntos populares, nem sempre a ferramenta estará correta. Algumas respostas podem não ter qualidade ou, simplesmente, não fazer nenhum sentido — ao testar a ferramenta, a depender do assunto, o ChatGPT pode responder com textos cheios de informações irrelevantes, só para preencher espaço.

"O ChatGPT é assustadoramente bom. Não estamos longe de uma IA perigosamente forte", disse Elon Musk, um dos fundadores da OpenAI, antes de deixar a empresa. Em resposta, Sam Altman, chefe da OpenAI, disse: "Concordo em estar perto de uma IA perigosamente forte no sentido de uma IA que representa, por exemplo, um enorme risco de segurança cibernética. E acho que poderíamos chegar a uma inteligência artificial geral (AGI) real na próxima década, então temos que levar o risco disso muito a sério também".

Como usar o ChatGPT

Por enquanto, a tecnologia ainda é disponibilizada gratuitamente, principalmente, para encher a ferramenta de informações e realizar testes de qualidade — inclusive, ela avisa os usuários que pode usar os resultados gerados para treinar a tecnologia. Mas o período gratuito não deve ser para sempre: o CEO da OpenAI já disse que deve monetizar o ChatGPT em algum momento, mas ainda não existe data definida.

O uso é bem simples: 

  • Basta acessar a página oficial do ChatGPT e realizar o cadastro na OpenAI;
  • Selecione a caixa de texto na parte inferior da tela e pronto. Agora, é só começar a escrever e se divertir;
  • No menu ao lado esquerdo da tela, é possível clicar em "Dark Mode" e mudar para o layout escuro, em "Reset Thread" para resetar as informações que você inseriu, e em "FAQ" para perguntas e respostas sobre o ChatGPT.

É até possível escrever em português, contudo, durante os testes, é perceptível que algumas informações saem mais corretas e/ou mais completas quando as questões são realizadas no idioma inglês.

Testamos o ChatGPT! Veja ferramenta em ação

O TecMundo testou o ChatGPT para verificar as capacidades da solução. A utilização é bastante simples: o usuário só precisa fazer uma pergunta em português e aguardar a inteligência artificial produzir uma resposta.

Ao questionar “o que é TecMundo?”, a ferramenta conseguiu responder de forma bem acurada. “O TecMundo é um portal de notícias de tecnologia, uma das principais referências em conteúdo de tecnologia no Brasil. O site oferece conteúdos sobre os mais diversos temas do universo da tecnologia, como smartphones, computadores, games, internet, eletrônicos, aplicativos, legislação, entre outros”, respondeu.

O ChatGPT também "fala" em português do Brasil; e não precisa mudar nenhuma configuração.O ChatGPT também "fala" em português do Brasil; e não precisa mudar nenhuma configuração.Fonte:  OpenAI 

Ao inserir a questão “Quem é o streamer Casimiro?”, a ferramenta entregou uma resposta sem muito sentido. “Casimiro é um streamer brasileiro de jogos, especialmente de Counter-Strike: Global Offensive. Ele ganhou destaque ao se tornar um dos membros mais antigos da equipe de streamers do Brasil, a ESEA Brasil”, foi a resposta.

Ou seja, apesar de ser uma ferramenta extremamente interessante para diferentes atividades, ainda existem falhas e pontos que devem ser corrigidos. Com o rápido avanço da tecnologia, no entanto, a tendência é que a ferramenta ChatGPT se torne cada vez mais inteligente.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.