Google I/O 2021: tudo o que rolou no 1º dia do evento

4 min de leitura
Imagem de: Google I/O 2021: tudo o que rolou no 1º dia do evento
Imagem: Google

Começou, na tarde desta terça-feira (18), o Google I/O 2021, a conferência de programadores da gigante de tecnologia. O evento, que foi realizado online e transmitido gratuitamente, trouxe novidades importantes sobre o Android 12 e em relação aos mais variados aplicativos da empresa. Confira, a seguir, tudo o que rolou de mais importante neste 1º dia.

Novidades Google Workspace

O Google Workspace, que substituiu o antigo GSuite, ganhou várias novidades. Entre elas, a adoção de cartões inteligentes para mostrar a localização, cargo e outras informações de contatos. O sistema estará presente no Docs, onde será possível vincular várias pessoas a um documento.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Outro recurso interessante foi a integração entre o Meet e outras ferramentas. Com isso, será possível editar textos enquanto uma videochamada está em andamento.

google workspace

Campus exclusivo de computação quântica

A empresa revelou que abriu um campus voltado exclusivamente para o desenvolvimento de tecnologias para computação quântica. O complexo será localizado em Santa Bárbara, na Califórnia. Lá, ficarão os laboratórios de pesquisa de hardware e as próprias fábricas dos processadores quânticos. A ideia será criar um computador quantico em menos de uma década.

google quântico

LaMDA: ferramenta que utiliza linguagem neural

O LaMDA, Language Model for Dialogue Applications, é uma nova ferramenta que utiliza linguagem neural para simular conversas reais. Considerada uma evolução dos chatbots, a promessa é que a tecnologia "pode se envolver de maneira fluida em um número aparentemente infinito de tópicos". O CEO do Google, Sundar Pichai, exemplificou o uso do recurso simulando uma conversa de um usuário com o Plutão. O Planeta Anão deu "dicas" do que fazer caso alguém queira visitá-lo.

LaMDA

Novidades sobre segurança

A gigante da tecnologia anunciou várias novas ferramentas de segurança para aplicações no computador e celular. Entre os recursos estão melhorias para o Password Manager, o aplicativo que gerencia senhas. Além disso, também foi anunciada  Exclusão rápida de pesquisas; Bloqueio de pastas no Google Fotos e um novo Painel de privacidade no Android 12.

google segurança

Android 12

O tão aguardado Android 12 recebeu várias novidades interessantes hoje. A empresa revelou que o sistema operacional já está em fase beta e deu detalhes sobre o novo design, incluindo os ícones e widgets que foram redesenhados.

O software também receberá uma gama de novos recursos de privacidade, segurança e multimidia. Sobre o desempenho, a promessa é que ele fornecerá uma vida útil maior da bateria, por causa da redução de 22% do tempo de CPU usado pelos apps.

Wear OS com contribuição da Samsung

Uma surpresa foi o anúncio da parceria entre o Google e a Samsung para criar uma plataforma unificada para o Wear Os.

O sistema operacional para wearables foi fundido com o Tizen e, por causa disso, a plataforma conseguirá "aproveitar os pontos fortes de cada um e combiná-los em uma experiência com desempenho mais rápido, bateria com vida útil mais longa e mais aplicativos que você adora disponíveis para o relógio".

 Wear Os

Novas rotas no Google Maps

O aplicativo de mobilidade Maps ganhou novos recursos “turbinados” pela inteligência artificial. Entre as funções, está a sugestão de rotas mais seguras para os viajantes, por exemplo. A IA analisa as condições do trânsito, o clima e outros fatores, e indica as estradas mais tranquilas e rápidas, priorizando aquelas com menores índices de acidentes.

Projeto Starline

Em um dos anúncios mais ousados, o Google apresentou o Projeto Starline. Ele é uma ferramenta que combina avanços em hardware e software para permitir que amigos, famílias e colegas de trabalho se sintam juntos, mesmo quando estão fisicamente separados.

“O efeito é a sensação de uma pessoa sentada bem na sua frente, como se ela estivesse presente. O Projeto Starline já está sendo testado em alguns de nossos escritórios”, disse a empresa.

Traduzindo com o Google Lens

O Google Lens, app de reconhecimento de imagem, ganhou o filtro “Traduzir”. A partir de agora ficará mais fácil copiar, ouvir e pesquisar textos traduzidos, o que ajuda os estudantes a ter acesso a conteúdo educativo em mais de 100 línguas.

Mais resultados no buscador

O buscador mais popular do mundo ganhará o recurso “Sobre este resultado”. Ele permitirá que, antes de visitar um site, os usuários recebam detalhes sobre a página, como descrição, quando foi indexado pela primeira vez e se a conexão com o endereço é segura. O recurso, por enquanto, está disponível somente para as consultas em inglês.

Google

Google Health

O Google Health, que é o braço da gigante que desenvolve tecnologias para saúde, terá uma ferramenta para ajudar as pessoas a buscarem respostas sobre doenças de pele. Utilizando a câmera do celular, será possível obter informações sobre lesões, problemas de cabelo ou unha. A novidade foi lançada agora porque maio é o mês mundial da prevenção contra o câncer de pele. A inovação não está disponível no Brasil por enquanto.

Google

Google MUM

O Google também mostrou para o público o MUM (Multitask Unified Model), uma evolução do tradicional buscador da empresa. A inteligência artificial consegue fornecer respostas mais elaboradas para questões que seriam pesquisadas em várias etapas.

De acordo com a gigante da tecnologia, o MUM responderá da maneira que “um especialista faria”. A plataforma é treinada em 75 idiomas e não apenas entende as línguas humanas, mas também consegue formular as palavras e frases.

Google

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.