Imagine um cenário do mais puro caos causado por algum desastre natural, de modo que seja necessário realizar evacuações o mais rápido o possível para salvar a maior quantidade de pessoas que o veículo utilizado pelas autoridades permitir. Não seria uma tarefa fácil, ainda mais se formos pensar nos obstáculos que as estradas e pontes podem se tornar em situações deste tipo.

Pensando nisso, a montadora Hyundai desenvolveu o veículo de nome Veículo de Mobilidade Elevada Ultimate (UMV), da divisão CRADLE. Trata-se de um veículo que é uma espécie de mistura de carro, robô e de jipe das missões de Marte com "pernas" articuladas, que é capaz de engatinhar, escalar e cruzar facilmente obstáculos. Todas essas ações podem ser feitas em função das rodas do veículo serem encaixadas em pernas articuláveis e extensíveis.

 

Este veículo poderá ser utilizado em situações de emergência variadas; não importa se um terremoto, um tornado ou uma avalanche estão ocorrendo: basta trocar a cabine do UMV e ele estará preparado para encarar as situações adversas que aparecerem. Caso haja dificuldade na locomoção, cada uma das rodas do veículo está equipada com seu próprio motor, para que seja possível manter o movimento mesmo que uma ou duas delas não consigam ter tração.

No caso dos piores cenários, o veículo articulado poderá também travar suas rodas e simplesmente "caminhar" sobre o chão coberto de detritos. E, assim que as coisas se acalmarem e os socorristas estiverem longe do local onde o desastre aconteceu, as pernas do veículo se recolhem sob a cabine e ele volta a ser um veículo comum. Vale lembrar que o UMV ainda é apenas um conceito da montadora, que pode originar novas formas de desenvolver veículos.