Considerado um dos "pais" por trás do Android, Andy Rubin, ex-Google, revelou nesta terça-feira (30) dois novos produtos que devem concorrer justamente contra a sua antiga empresa. O primeiro e mais badalado, sem dúvidas, é o smartphone Essential Phone, mas ele também apresentou um recurso de Internet das Coisas que pode dar o que falar.

Trata-se do Essential Home, um assistente pessoal em forma de alto-falante que concorre diretamente contra o Google Home e o Amazon Echo. Além de receber comandos de voz, a ideia é que ele seja a grande central de comandos de dispositivos espalhados pela sua residência.

Um assistente caseiro

O aparelho de Rubin é menor e bem mais discreto em design, mesclando de forma mais natural com a decoração da casa. A ideia é que ele faça tudo aquilo que os produtos já no mercado também realizam: anotar tarefas, ditar receitas, tocar músicas e controlar luzes e termostatos.

Você ficará orgulhoso de mostrá-lo em sua casa. Sem caixas, tubos ou luzes esquisitas

Ele ainda tem uma tela sensível ao toque na parte superior, na qual você pode fazer configurações de forma mais rápida e intuitiva. Uma das funções mais curiosas é o de compromissos: quando você está prestes a se atrasar para uma reunião, ele começa a pulsar e emitir uma luz vermelha para notificar o dono.

O sistema operacional por trás do Essential Home se chama Ambient OS e é original da empresa de Rubin — mas lembra bastante a organização do Android Wear. Segundo a empresa, ele é capaz de entender a sua casa e se conectar individualmente com cada aparelho.

O aparelho também quer se vender pela privacidade. O Essential Home tem todo o motor de inteligência artificial embutido no hardware, não confiando totalmente em dados armazenados na nuvem. Assim, informações a respeito da sua casa, da sua rotina e dados pessoais são guardados todos no dispositivo.

A Essential até agora só divulgou ilustrações do Essential Home e deve mostrá-lo em funcionamento "nas próximas semanas". Ainda não há informações sobre preço ou data de lançamento para o dispositivo.