Google anuncia projeto AMP, que promete turbinar a internet nos portáteis

1 min de leitura
Imagem de: Google anuncia projeto AMP, que promete turbinar a internet nos portáteis

A Google acaba de revelar os detalhes de seu novo projeto de aceleração de navegação, o "Accelerated Mobile Pages" (AMP). Ele foi criado com a promessa de facilitar a relação entre criadores de conteúdo e usuários que acessam esses materiais, pois visa reduzir o tempo de carregamento das páginas. Consequentemente, reduz a frustração que muitos sentem ao perceberem que sites demoram para abrir.

De acordo com David Bresbris (Vice-Presidente de Engenharia para Busca da Google), o AMP traz um "novo formato de código aberto criado inteiramente com tecnologias já existentes na Internet", totalmente livre de incompatibilidade e não sendo um conjunto de algoritmos novos. Mas como o AMP vai realmente agir para fazer a internet ficar mais veloz?

AMP na prática

Na prática, o projeto AMP faz com que os criadores de sites montem páginas mais leves — mas que ainda contem com vídeos, imagens e design de alta qualidade — e que possam ser hospedadas em servidores de cache em um sistema de distribuição mais inteligente e integrado ao Google. Tudo isso com uma construção multiplataforma de alta qualidade e que vai refletir diretamente no buscador da companhia.

Ao mesmo tempo, isso ainda terá acompanhamento de anúncios mais bem direcionados para os consumidores, em uma clara resposta ao Instant Articles do FacebookBresbris revela que muito mais recursos devem ser apresentados nos próximos meses, focados em:

  • Conteúdo: o AMP promete fornecer abordagem em código aberto para facilitar a criação de conteúdo de uma forma mais leve e dinâmica.
  • Distribuição: uma nova forma de armazenamento em cache pode facilitar a distribuição de conteúdos
  • Publicidade:  sites que utilizem a AMP HTML deterão a escolha da sua rede de anúncios, assim como quaisquer formatos de anúncios, desde que não prejudiquem a experiência do usuário. 

Para concluir, o executivo da Google disse: "Esperamos que a natureza aberta do AMP proteja o fluxo livre de informação ao garantir que a navegação para mobile funcione melhor e mais rápida para todos, em qualquer lugar".

.....

Como o Google AMP pode mudar sua navegação? Comente no Fórum do TecMundo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.