Boneco japonês ajuda no desenvolvimento de animações

1 min de leitura
Imagem de: Boneco japonês ajuda no desenvolvimento de animações

Desenvolvido pela companhia japonesa SoftEther, o QUMA (ou Cooma) é um boneco equipado com sensores que promete tornar mais fácil a captura de movimentos para filmes e animações. Basta deixar a figura em uma posição qualquer para que automaticamente seja gerada uma imagem tridimensional correspondente na tela do computador.

A novidade é resultado de um projeto iniciado em 2009, desenvolvido em parceria com a CELSYS e com a Vivian Corporation. Além de usar como base as posições do boneco, o software que o acompanha permite realizar de forma totalmente livre ajustes na posição do personagem apresentado na tela.

Compatível com qualquer computador

O QUMA acompanha um aplicativo proprietário e um terminal que se conecta ao computador através de um cabo USB comum. Segundo a SoftEther, o boneco possui articulações que reproduzem com exatidão os movimentos do corpo humano, o que permite a criação de animações complexas de maneira muito mais simples do que os métodos convencionais usados.

(Fonte da imagem: SoftEther)

Conforme mostrado no vídeo produzido pela companhia, a novidade também pode servir como base para a produção de imagens estáticas e animações em duas dimensões. Caso o produto se torne um sucesso, pode representar uma grande economia de recursos para estúdios que costumam contratar atores para capturar movimentos usados por diferentes personagens.

Os responsáveis pelo projeto afirmam que o objetivo real do QUMA é possibilitar que mesmo quem não possui conhecimento em softwares possa trabalhar em animações próprias. Até o momento, a companhia não ofereceu detalhes sobre a data do lançamento do produto, nem forneceu qual o preço cobrado pelo pacote.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.