Energia solar

233 notícias  publicadas

O termo energia solar se refere à energia proveniente da luz e do calor do Sol. A partir de diferentes tecnologias, como o aquecimento solar, a energia fotovoltaica, a energia heliotérmica, a arquitetura solar e a fotossíntese artificial, seu uso é possibilitado.

Essa forma de energia sustentável é muito promissora para o futuro, considerando que se trata de uma energia acessível, inesgotável e limpa, com enormes benefícios a longo prazo. Há a possibilidade de que aumente significativamente a segurança energética de países, considerando se tratar de um recurso endógeno, inesgotável e independente de importação.

Dessa forma, a expectativa é o aumento do desenvolvimento de tecnologias que auxiliem esse processo, a fim de reduzir os custos de mitigação das mudanças climáticas, reduzir os índices de poluição e manter os preços dos combustíveis fósseis mais baixos. Vantagens que alcançam o nível global e são um incentivo ainda maior para a implantação de tais tecnologias.

Vale destacar que, por hora, só uma minúscula fração da energia solar disponível é utilizada.

Como funciona a energia solar

A energia solar funciona a partir de tecnologias solares ativas ou passivas, classificação que varia conforme a maneira que a energia é capturada, convertida e distribuída. Entre os métodos ativos estão o uso de painéis fotovoltaicos, de concentradores solares térmicos das usinas heliotérmicas e de aquecedores solares. Já entre as técnicas passivas, estão algumas como a orientação de um edifício para o Sol, a seleção de materiais com massa térmica favorável e a construção de espaços em que o ar possa circular naturalmente.

Cada tecnologia transforma a luz do Sol em energia de uma forma diferente. Veja algumas:

  • geração fotovoltaica: a energia luminosa é convertida de forma direta em energia elétrica;

  • usinas heliotérmicas: primeiro, os raios solares aquecem um receptor e, depois, o calor (temperaturas entre 350ºC e 1000ºC) é usado para gerar a energia elétrica através da movimentação de uma turbina específica;

  • aquecimento solar simples: a luz e o calor do Sol são utilizados para aquecer a água de casas e prédios (podendo chegar a 80ºC), de maneira que o objetivo desse sistema não é a geração de energia elétrica, mas o aproveitamento do calor.

Usos da energia solar

Além da geração de energia elétrica, a energia solar pode contar com outros usos práticos:

  • agricultura e horticultura: essas áreas procuram otimizar a captura de energia solar, a fim de aumentar a produtividade de plantas. Para isso, são utilizadas técnicas como os ciclos de plantio cronometrados, a orientação de linha sob medida e a mistura de variedades de plantas para melhorar o rendimento das culturas;

  • transportes: alguns veículos já usam painéis solares para alimentação de equipamentos auxiliares (como ar condicionado), reduzindo o consumo de combustível fóssil. Além disso, outro exemplo é que, desde 1995, barcos com passageiros incorporam painéis fotovoltaicos e, nos dias atuais, são usados extensivamente;

  • arquitetura e planejamento urbano: a luz solar influenciou projetos de construção desde o início da história da arquitetura. Hoje, as características comuns de arquitetura solar passiva são a orientação de casas em prédios em relação ao Sol, além de técnicas como a proporção compacta (uma área de superfície baixa em relação ao volume) e o sombreamento seletivo (saliências);

  • produção de combustível: há muitos processos químicos que usam energia solar para dirigir as reações químicas, tais processos compensam a energia que, de outra forma, viria de uma fonte de combustível fóssil. Além disso, também há processos que podem converter energia solar em combustíveis armazenáveis e transportáveis.

Ver mais notícias

PUBLICIDADE