Desenvolvedor cria um “Nintendo Switch” do zero que roda jogos clássicos

1 min de leitura
Imagem de: Desenvolvedor cria um “Nintendo Switch” do zero que roda jogos clássicos

A Nintendo apresentou recentemente o Switch, mas não foi apenas esse o console lançado pela Big N nos últimos tempos. A companhia japonesa brindou o mundo com duas versões retrô dos clássicos Nintendinho e Super Nintendo, mexendo com o coração (e com o bolso) ds fãs.

Talvez inspirado por tudo isso, um desenvolvedor resolveu simplesmente criar um Nintendo Switch do zero. Melhor do que isso, a peça conta com suporte para emular jogos de nada menos do que 50 plataformas diferentes. Chamado de Nintimdo RP, o aparelho foi criado por Tim Lindquist, que filmou todo o processo e colocou no YouTube.

A peça conta com tela de LCD e controles laterais — diferente do Switch de verdade, os joysticks do Nintimdo RP não são removíveis. Ele roda um sistema baseado no Linux abarrotado de emuladores graças aos softwares RetroPie e EmulationStation, além de contar com um processador Broadcom BCM287.

Ele traz ainda uma bateria gigantesca de 10.000 mAh, mais que duas vezes maior do que a do Switch, traz um sistema de resfriamento e oferece duas portas USB e uma saída HDMI. Em suma, o console criado por Lindquist pode ser facilmente plugado a uma televisão ou a um monitor para oferecer uma experiência ampliada ao jogador.

Lindquist não deixa claro, mas é pouco provável que ele venha a produzir mais unidades do Nintimdo RP para comercialização, especialmente porque há inúmeras implicações legais em se comercializar dispositivos desse tipo que se baseiam em emuladores. De qualquer forma, a comunidade gamer vai à loucura com a possibilidade de rodar tantos jogos clássicos assim em um único dispositivo.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.