Entre as companhias que brigam pelo mercado de sistemas operacionais móveis, cada uma possui a sua assistente pessoal, cada uma delas com suas peculiaridades, pontos positivos e “problemas”. Um grupo de hackers italianos denominado OrangeSec resolveu bagunçar essa ordem e conseguiu portar a Cortana, ferramenta da Microsoft, para o Android.

O aplicativo foi batizado de “Portaña” e antes que você se anime e comece a buscar como reproduzir esse feito, saiba que ele tem uma série de limitações. O software reconhece e interage apenas com o idioma italiano e só funciona se o dispositivo estiver conectado à internet.

Além disso, os hackers ainda não foram capazes de recriar todas as funcionalidades da Cortana e ela não pode interagir e se integrar com o Android com a mesma eficiência que o faz com o Windows Phone. No vídeo abaixo, você confere uma palestra com os responsável por essa adaptação e pode observar um pouco da assistente pessoal da Microsoft funcionando na plataforma da Google.

O site VentureBeat entrou em contato com a empresa para saber o posicionamento dela ao ver sua ferramenta sendo usada em outro sistema. “A Cortana foi disponibilizada pela primeira vez para os donos de Windows Phone na primavera de 2014 e nós anunciamos no dia 21 de janeiro que ela chegará para PCs e tablets ainda este ano com o lançamento do Windows 10”, disse um porta-voz da Microsoft.

“Acreditamos que a melhor maneira de aproveitar toda a experiência da Cortana é como foi projetado pela Microsoft e disponibilizado pelo Windows Phone e o Windows 10 Technical Preview”, complementou ele.

Por fim, vale lembrar que a própria companhia já revelou intenções de levar a Cortana para os sistemas concorrentes, mas isso, por enquanto, ainda não passa de planos e não possui qualquer previsão de acontecer.

Cupons de desconto TecMundo: