O papel das ondas gravitacionais na origem da vida

Imagem de: O papel das ondas gravitacionais na origem da vida
Imagem: Getty Images

A origem da vida é um tema estudado de forma teórica e empírica há milhares de anos, desde que nossos antepassados se questionavam sobre a nascimento da humanidade. Após diferentes estudos, os cientistas descobriram que foram necessários incontáveis processos para formar o Sistema Solar, a Terra e todos os seres vivos.

Apesar de não compreendermos todas as etapas específicas sobre a evolução da vida, sabemos que milhares de coincidências devem acontecer para possibilitar um planeta que permita o desenvolvimento da humanidade. Depois disso, são necessários diversos processos para formar os primeiros organismos unicelulares, que evoluíram por milhões de anos até formarem os primeiros animais.

“O processo de evolução envolve uma série de mudanças naturais que fazem com que espécies (populações de diferentes organismos) surjam, se adaptem ao ambiente e se extingam. Todas as espécies ou organismos se originaram através do processo de evolução biológica. Nos animais que se reproduzem sexualmente, incluindo os humanos, o termo espécie refere-se a um grupo cujos membros adultos cruzam regularmente, resultando em descendentes férteis — isto é, descendentes deles próprios capazes de se reproduzir”, é descrito no site do Instituto Smithsonian.

Um estudo publicado no servidor de pré-impressão arXiv sugere que as ondas gravitacionais também tiveram uma importância extrema para a existência humana. O cientista John R. Ellis, do King's College de Londres, liderou uma equipe de pesquisadores para tentar compreender a relação entre a composição biológica e as ondas gravitacionais.

As ondas gravitacionais e a origem da vida

No artigo, os investigadores explicam que os elementos químicos iodo e bromo só estão presentes na Terra devido a um processo nuclear que ocorre quando estrelas de nêutrons colidem. Antes disso, os pares de estrelas de nêutrons colidem apenas por conta da emissão de energia por meio de ondas gravitacionais. Ou seja, o estudo propõe que talvez as ondulações na curvatura do espaço-tempo tem relação direta com a origem da vida.

Enquanto o iodo é responsável por diferentes características do sistema hormonal dos seres vivos, o bromo é utilizado em estruturas de colágeno no desenvolvimento e arquitetura dos tecidos. Ao todo, existem 20 elementos considerados essenciais para a vida dos mamíferos: o hidrogênio, carbono e oxigênio são apenas alguns dos principais, além de muitos oligoelementos.

De acordo com um comunicado, os resultados do estudo sugerem que o processo-r forneceu 96% do isótopo iodo-127 (127I) na Terra, além de todo o tório, urânio e da maior parte do bromo e gadolínio presente na crosta terrestre. O processo-r é um processo nuclear que costuma ocorrer durante a explosão de supernovas ou em colisões de estrelas de nêutrons, resultando na captura rápida de nêutrons por núcleos atômicos.

Os cientistas sugerem que as ondas gravitacionais podem ter um papel importante na origem da vida, mas argumentam que ainda é necessário estudar mais.Os cientistas sugerem que as ondas gravitacionais podem ter um papel importante na origem da vida, mas argumentam que ainda é necessário estudar mais.Fonte:  Getty Images

“As colisões de estrelas de nêutrons surgem da perda de energia devido à emissão de ondas gravitacionais de sistemas binários, levando-nos a sugerir que as ondas gravitacionais desempenharam um papel fundamental na viabilização da vida humana, produzindo iodo e bromo. Propomos investigar esta proposta pesquisando por 129I no material lunar depositado por uma recente explosão de quilonova próxima”, o estudo descreve.

Um dos fenômenos que envolve o processo-r é a fusão de estrelas de nêutrons, causada por ondas gravitacionais. Por isso, a origem da vida pode estar relacionada às ondulações na curvatura do espaço-tempo. De qualquer forma, os pesquisadores afirmam necessário estudar mais e buscar por amostras espaciais que sustentem a teoria.

O artigo sobre o papel das ondas gravitacionais na origem da vida foi submetido à revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), mas ainda não foi revisado por pares.

Existe uma receita para se criar um ser humano?

A realidade é que a origem dos seres humanos e de todos os outros animais do planeta Terra ainda é um mistério para a ciência. A teoria de Darwin propõe explicar 'como tudo começou', mas não é uma obra exatamente completa sobre a evolução humana.

Por exemplo, como nossos antepassados evoluíram para a linhagem dos seres humanos? Os cientistas têm algumas hipóteses, mas não há evidências suficientes para uma única resposta correta.

"Teoricamente, existe um ancestral comum que existiu há milhões de anos. Esta espécie ancestral não constitui um “elo perdido” ao longo de uma linhagem, mas sim um nó para divergência em linhagens separadas. Este antigo primata não foi identificado e poderá nunca ser conhecido com certeza, porque as relações fósseis não são claras mesmo dentro da linhagem humana, que é mais recente", descreve a enciclopédia Britannica.

A vida é muito mais complexa do que se pode imaginar, não é à toa que muitos estudiosos acreditam que existem poucas chances da existência de alienígenas inteligentes. Afinal, para o surgimento da vida como a conhecemos, foi necessário que ocorressem milhares de situações específicas e coincidências ao longo de bilhões de anos.

Gostou do conteúdo? Fique atualizado com mais curiosidades sobre ondas gravitacionais aqui no TecMundo. Se desejar, aproveite para entender, porque a gravidade nos empurra para baixo.