Planeta Terra: desvendando os oceanos subterrâneos da crosta terrestre

4 min de leitura
Imagem de: Planeta Terra: desvendando os oceanos subterrâneos da crosta terrestre
Imagem: Getty Images

Aparentemente, a Terra possui diversos reservatórios de água espalhados por todo o mundo, principalmente em regiões mais frias, como as calotas polares e as geleiras. Porém, em muitos locais, a água está completamente congelada.

A realidade é que a água líquida cobre quase três quartos da superfície da Terra e, até o momento, continua sendo um dos recursos naturais mais abundantes — contudo, a crise climática está mudando esse cenário.

Nos últimos anos, dezenas de pesquisadores começaram a compreender mais sobre a extensão da crosta terrestre e o que ela pode oferecer para a humanidade. Após realizarem estudos profundos, os cientistas descobriram que a camada mais externa do planeta Terra é uma região com água em abundância; são verdadeiros oceanos subterrâneos.

Um antigo estudo afirmava que existem aproximadamente cerca de 20 milhões de quilômetros cúbicos de águas subterrâneas, um volume líquido que poderia preencher o espaço de até 4,8 mil Grand Canyons. A maioria é segura para consumo, mas um pouco mais abaixo também há reservatórios de água salgada.

“Os volumes globais de água subterrânea nos 2 km superiores da crosta continental terrestre — críticos para a segurança hídrica — são bem estimados. Para além destas profundidades, existe uma vasta massa de águas subterrâneas, na maioria salinas e não potáveis, até pelo menos 10 km — um volume que ainda não foi quantificado de forma fiável à escala global. Aqui, estimamos a quantidade de água subterrânea presente nos 10 km superiores da crosta continental terrestre, examinando a distribuição de rochas sedimentares e cristalinas com profundidade e aplicando relações porosidade-profundidade”, descreve um dos artigos sobre o tema.

Quanto água existe na crosta terrestre

Algumas pesquisas sugerem que existe uma alta quantidade de água escondida no subterrâneo da Terra, onde comumente é mantida em forma líquida no subsolo, no solo ou em poros das rochas. A ciência descreve que o gelo na Antártida oferece 27 milhões de quilômetros cúbicos de água, mas os novos dados indicam que a crosta terrestre guarda muito mais: são aproximadamente 43,9 milhões de quilômetros cúbicos de água.

Apesar da abundância de água na crosta terrestre, os pesquisadores argumentam que os oceanos da Terra continuam sendo o maior reservatório do planeta e abrigam cerca de 1,3 bilhão de quilômetros cúbicos do líquido primordial. O estudo foi publicado na revista científica Geophysical Research Letters em 2021.

“Identificamos um volume de águas subterrâneas anteriormente não mapeado que representa aproximadamente das águas subterrâneas da Terra até uma profundidade de 10 km cúbicos. Embora os oceanos globais continuem a ser o maior reservatório de água do planeta, com 1,3 bilhões de km cúbicos, o volume de água nos 10 km superiores da crosta continental (43,9 milhões de km cúbicos) estimado aqui é maior do que a quantidade de água retida em mantos de gelo da Antártica (27 milhões de km cúbicos) e da Groenlândia (3 milhões de km cúbicos) e geleiras (158 mil km cúbicos), tornando as águas subterrâneas no maior reservatório de água do mundo, além dos oceanos”, é descrito no estudo.

O estudo se concentrou na crosta superior, pois as rochas dessa região possuem formatos que podem reter a água.O estudo se concentrou na crosta superior, pois as rochas dessa região possuem formatos que podem reter a água.Fonte:  Getty Images 

Em 2015, outro artigo coletou informações e apresentou dados que indicavam a presença de 22,6 milhões de quilômetros cúbicos de águas subterrâneas apenas nos dois quilômetros superiores da crosta terrestre — o estudo foi publicado na revista Nature Geoscience. Apenas seis anos depois, outros cientistas estudaram 10 quilômetros da crosta terrestre e registraram quase o dobro de água mantida em reservatórios subterrâneos.

Em um futuro não tão distante, poderemos descobrir que há ainda mais água na crosta terrestre; talvez, apenas não ultrapasse a quantidade presente nos oceanos da superfície.

Qual é a importância dos reservatórios de água na crosta da Terra

Como grande parte da água presente na crosta terrestre é doce, ela pode ser utilizada para consumo humano e para a irrigação de plantações. Em áreas mais profundas, o líquido tende a se tornar ligeiramente mais salgado, onde sua capacidade de circulação e fluidez em direção à superfície do planeta é totalmente limitada. Mas essa característica não é necessariamente desfavorável para a humanidade.

Os cientistas descrevem que o isolamento das águas salgadas subterrâneas pode ter acontecido por um tempo consideravelmente longo. Por estar aprisionada nessas condições, a coleta dessa água poderia fornecer informações importantes sobre o passado da Terra.

A água salgada presente nos confins da crosta terrestre pode servir como foco de estudo para os cientistas descobrirem mais sobre o passado da Terra.A água salgada presente nos confins da crosta terrestre pode servir como foco de estudo para os cientistas descobrirem mais sobre o passado da Terra.Fonte:  Getty Images 

Há também a possibilidade de que essas águas sustentem ecossistemas microbianos do passado, o que poderia auxiliar na resolução de mistérios sobre a evolução da vida na Terra. Afinal, a teoria da evolução de Charles Darwin sugere que todos os seres vivos surgiram de antepassados que habitavam as antigas águas do planeta.

“Sabemos muito pouco sobre estas águas em profundidades superiores a alguns quilômetros, tornando-as uma área de fronteira para a ciência”, disse o coautor do estudo e hidrogeólogo da Universidade de Saskatchewan (Canadá), Grant Ferguson, ao site Live Science. “Há muito mais para explorar sobre a água a quilômetros de profundidade na Terra e em outros planetas”, acrescenta a hidrogeoquímica da Universidade do Arizona em Tucson e coautora do estudo, Jennifer McIntosh.

Gostou do conteúdo? Fique mais atualizado com mais curiosidades sobre o planeta Terra aqui no TecMundo. Se desejar, aproveite para entender como, Marte aumenta a circulação dos oceanos na Terra.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.