Sopa primordial? Cientistas descobrem novas receitas para a formação da vida

Imagem de: Sopa primordial? Cientistas descobrem novas receitas para a formação da vida
Imagem: Getty Images

Qual é a receita da vida? Bom, não existe uma resposta exatamente correta, até porque nossa compreensão da física, química e biologia ainda é limitada ao que conhecemos. Para tentar responder essa questão, uma equipe de pesquisadores publicou um estudo na revista científica Journal of the American Chemical Society sobre a conjunção de alguns ingredientes que podem criar a vida.

Conduzido por cientistas da Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos, o estudo propõe dezenas de ingredientes para criar a receita química que pode originar a vida como conhecemos. Contudo, o diferencial, é que eles estão estudando diversas "receitas" que poderiam possibilitar essa origem em regiões cósmicas com as condições mais adversas; inclusive, isso pode auxiliar em novas maneiras de detectar vida em outros planetas.

Conforme os cientistas explicam, o processo de 'cozimento' da vida depende de ingredientes químicos básicos e ciclos complexos de metabolismo e reprodução similar. Além disso, normalmente, a vida começa de uma forma bem simples e 'a partir do nada'.

“A origem da vida é realmente um processo de algo a partir do nada. Mas isso não pode acontecer apenas uma vez. A vida se resume à química e às condições que podem gerar um padrão de reações que se auto-reproduz. Pensava-se que este tipo de reações eram muito raras. Estamos mostrando que, na verdade, está longe de ser raro. Você só precisa procurar no lugar certo”, disse a astrobióloga e professora de bacteriologia da UW-Madison, Betül Kaçar.

Receitas da vida

Os cientistas compilaram aproximadamente 270 receitas de combinações de moléculas, incluindo átomos e elementos químicos da tabela periódica. Essas combinações podem causar reações químicas que criam moléculas e continuam repetidamente o mesmo processo — esse tipo de reação é chamada de autocatálise.

s  Betül Kaçar Os cientistas acreditam que a partir de  270 combinações de moléculas, os astrônomos poderão buscar por diferentes receitas da vida nos planetas distantes.

A pesquisa foi concentrada em um fenômeno conhecido como reação de proporcionalidade, onde dois compostos com o mesmo elemento e diferentes números de elétrons e estados relativos se misturam; isso resulta na tentativa de criar uma nova molécula entre os dois elementos iniciais. Teoricamente, a reação em cadeia poderia continuar até criar as primeiras evidências de vida.

O objetivo dos cientistas não foi exatamente criar uma nova receita para a vida, mas sim possibilitar novas informações para os astrônomos buscarem pela formação de vida em planetas distantes.

“Nunca saberemos com certeza o que exatamente aconteceu neste planeta para gerar vida. Não temos uma máquina do tempo. Mas, num tubo de ensaio, podemos criar múltiplas condições planetárias para compreender como a dinâmica para sustentar a vida pode evoluir. Carl Sagan disse que se você quiser fazer uma torta do zero, primeiro você deve criar o universo. Acho que se quisermos compreender o universo, primeiro devemos fazer algumas tortas”, explica Kaçar.

Fique sempre atualizado sobre as descobertas da astronomia e da química aqui no TecMundo. Se desejar, descubra como a técnica de machine learning pode ser a chave para encontrar sinais de vida fora da Terra.