Telescópio Hubble identifica planeta com tamanho similar ao da Terra

Imagem de: Telescópio Hubble identifica planeta com tamanho similar ao da Terra
Imagem: Getty Images

Em um estudo inédito publicado no The Astronomical Journal, a equipe liderada pela astrônoma Emily K. Pass realizou descobertas extraordinárias a respeito do LTT 1445Ac, o exoplaneta em trânsito mais próximo do tamanho da Terra. Este exoplaneta transita uma estrela vizinha, um evento que contém potencial para futuros estudos atmosféricos.

O Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS) da NASA revelou, inicialmente, o tamanho exato do LTT 1445Ac, que foi obscurecido por um possível desalinhamento geométrico.

As limitações de resolução do TESS levaram à preocupação de um "trânsito rasante", que poderia fornecer medições enganosas. Contudo, as capacidades mais avançadas do Hubble dissiparam essas dúvidas.

Este diagrama compara dois cenários de como um exoplaneta do tamanho da Terra passa em frente da sua estrela hospedeira.Este diagrama compara dois cenários de como um exoplaneta do tamanho da Terra passa em frente da sua estrela hospedeira.Fonte:  NASA, ESA, E. Wheatley (STScI)

A precisão do Hubble

Ao alcançar um trânsito sem pastagem com um nível de confiança de 97%, a equipe determinou que o raio do LTT 1445Ac era 1,07 vezes o da Terra, com uma margem de erro variando de 0,07 a 0,10 vezes o raio da Terra. Além disso, a sua densidade foi calculada em 5,9 g cm³, sugerindo uma notável semelhança com a composição terrestre da Terra.

Essa semelhança termina na gravidade da sua superfície, à medida que as temperaturas sobem para aproximadamente 500 graus Fahrenheit, descartando as perspectivas de vida como conhecemos.

Conceito artístico do exoplaneta próximo LTT 1445Ac, que tem o tamanho da Terra e orbita uma estrela anã vermelha.Conceito artístico do exoplaneta próximo LTT 1445Ac, que tem o tamanho da Terra e orbita uma estrela anã vermelha.Fonte:  NASA, ESA, Leah Hustak (STScI)

Alinhamento planetário

O sistema planetário do LTT 1445A é complexo, com dois irmãos maiores acompanhando o LTT 1445Ac. A estrutura do sistema se torna ainda mais complexa devido a duas estrelas anãs adicionais, LTT 1445B e C, formando um par próximo. As observações do Hubble sugerem um alinhamento coplanar dentro do sistema, estendendo-se aos planetas conhecidos.

A coplanaridade e o trânsito claro através do disco estelar tornam o LTT 1445Ac um excelente candidato para caracterização atmosférica. A espectroscopia, que poderá ser realizada com telescópios como o Hubble e o Telescópio Espacial James Webb, revelará a composição química deste exoplaneta.

A importância desta medição não se limita a um planeta; ela aumenta a nossa compreensão dos planetas terrestres em toda a galáxia.

Mantenha-se atualizado sobreas últimas descobertas astronômicas aqui no TecMundo. Se desejar, aproveite para saber também se é possível uma estrela se tornar um planeta.