10 paisagens da Terra que parecem ser de outro planeta

4 min de leitura
Imagem de: 10 paisagens da Terra que parecem ser de outro planeta
Imagem: Getty Images

Apesar de buscarmos entre as estrelas a presença de um exoplaneta que nos oferecesse condições de habitalidade com paisagens bizarras ou paradisíacas, é bom saber que aqui mesmo na nossa querida Terra existem paisagens capazes de suplantar qualquer mestre de efeitos especiais em filmes de ficção científica.

São lugares de uma beleza única e exótica, que podem se visitados por nós sem a necessidade de uma expedição espacial. Abaixo apresentamos uma seleção de 10 lugares como uma natureza tão incomum, que vão fazer você se sentir em planeta alienígena. Confira!

Lugares na Terra que parecem ser um planeta alienígena

1. Gêiser Fly, EUA

Por incrível que pareça, esse gêiser geotérmico foi criado por acidente, no condado de Washoe, no estado de Nevada, nos EUA.

Resultado de depósitos minerais acumulados durante anos, após uma perfuração malsucedida em busca de água na década de 1960, o Gêiser Fly assumiu essa coloração brilhante devido à ação de algas termofílicas presentes nas águas quentes e minerais, que dão à formação suas cores vibrantes de vermelho, verde e amarelo.

2. Grande Fonte Prismática, EUA

A Grande Fonte Prismática é a maior atração do Parque Nacional de Yellowstone, nos EUA, e atinge 60 a 90 metros de diâmetro e 36 metros de profundidade, de acordo com o Serviço de Parques Nacionais.

A gigantesca nascente termal assume suas cores deslumbrantes, que vão do azul profundo ao verde, amarelo e laranja, pela ação de diferentes bactérias termoolerantes que preferem uma faixa específica de temperatura. Perigosa, a água que brota da nascente é extremamente quente, pois é aquecida diretamente pelo magma do interior da Terra.

3. Montanha Arco-Íris, Peru

Localizada a uma altitude de cerca de 5,2 mil metros acima do nível do mar na região de Cusco, no Peru, a icônica Montanha do Arco-Íris (ou Vinicunca na língua quéchua) só foi descoberta em 2015, depois que sua cobertura de neve derreteu.

Os minerais presentes na montanha, como ferro, enxofre, manganês, são responsáveis pela produção de cores que incluem vermelho, verde, amarelo, azul e roxo.

4. Depressão de Danakil, Etiópia

Resultado do encontro divergente de três placas tectônicas em uma região ao norte da Etiópia, a Depressão de Danaki é uma das áreas geográficas mais extremas do planeta, e talvez a mais parecida com um ambiente extraterrestre.

A paisagem desértica combina fontes de enxofre, vulcões, gêiseres, lagos e piscinas naturais. A temperatura nesses locais ultrapassa os 50ºC.

5. Lago Hillier, Austrália

Destino provável da Barbie para passar suas férias, o lago Hillier se destaca na paisagem da ilha Middle, na Austrália, pela sua cor pink. Esse matiz se mantém inalterado o ano inteiro, e é atribuído, embora não compreendido, à presença de algas, halobactérias e micróbios, em águas cuja salinidade se equipara à do Mar Morto.

Embora seja uma curiosa atração turística, a extensão de água não é recomendada para natação, pois pouco se sabe sobre a qualidade de sua água.

6. Caverna dos Cristais, México

Localizada na cidade de Naica, no estado de Chihuahua no México, a Caverna dos Cristais apresenta impressionantes compostos de gipsita, uma forma de sulfato de cálcio que forma cristais que chegam a 12 metros e várias toneladas, dentro de um ambiente 100% úmido e temperaturas de até 58ºC.

Essas condições únicas, além de um alta concentração de minerais na água subterrânea do local, fazem com que esses cristais continuem crescendo após centenas de milhares de anos.

7. Cachoeira submersa, Ilhas Maurício

A cachoeira submersa da Ilha Maurício, principal ilha do país insular, é na verdade uma ilusão de ótica causada pela interação das correntes do Oceano Índico com a drástica queda da plataforma continental.

O fenômeno, que não inclui uma queda verdadeira de água sob o mar, mostra o movimento descendente de uma forte corrente do oceano Índico que despeja areia e sedimentos em um declive de uma espécie de “ravina” submarina em uma plataforma de recifes de coral.

8. Salar de Uyuni, Bolívia

Destino turístico popular da Bolívia, o Salar de Uyuni é o maior deserto de sal do mundo. Localizado no planalto andino, o ecossistema se estende por uma área de aproximadamente 10,6 mil quilômetros quadrados, maior que países como El Salvador e Líbano.

Paisagem branca e plana formada por uma crosta sólida de sal, ela se torna um espelho durante a estação chuvosa, quando a água forma uma fina camada com aparência de infinitude.

9. Socotra, Iêmen (árvores sangue de dragão)

Maior ilha de um arquipélago com o mesmo nome, Socotra é frequentemente chamada (com razão) de “Ilha Alienígena”. Localizada no Oceano Índico, a 300 quilômetros do Iêmen, a área de conservação possui flora e fauna exclusivas, com espécimes não encontrados em nenhum outro lugar do mundo.

Um dos destaques é a famosa árvore do sangue de dragão (Dracaena cinnabari) que, com seus 12 metros de altura e ramos em forma de guarda-chuva, parece ter saído do cenário do filme Avatar.

10. A Onda, Coyote Buttes, EUA

Um dos locais do mundo preferidos pelos praticantes do turismo de aventura, “A Onda” tem acesso restrito por sorteio, pois é uma formação geológica única no mundo.

Localizada na região de Coyote Buttes North, entre os estados do Arizona e Utah nos EUA, a região tem um relevo sinuoso, formado por um arenito vermelho-alaranjado organizado em padrões pela erosão em formato de ondas.

Gostou do conteúdo? Então, fique por dentro de mais curiosidades como essa aqui no TecMundo e compartilhe a matéria em suas redes sociais!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.