Espermatozoides estão quebrando a 3º Lei de Newton, diz estudo

Imagem de: Espermatozoides estão quebrando a 3º Lei de Newton, diz estudo
Imagem: Getty Images

Em uma descoberta surpreendente, o esperma humano colocou em teste uma das mais importantes leis da física. Esses pequenos nadadores estão desafiando as regras e a terceira lei do movimento de Newton.

Ao longo de séculos, a lei permaneceu intangível: para cada ação, há uma reação igual e contrária. No entanto, em um estudo recente, os pesquisadores detectaram um fenômeno singular na área da biologia.

Desvendando a Terceira Lei de Newton

A terceira lei de Newton é a base da física. Ela determina que, quando um objeto exerce uma força sobre um segundo, o segundo responde com uma força igual de mesma direção e sentido contrário. No entanto, parece que os espermatozoides e algumas algas decidiram dançar num ritmo diferente.

A terceira lei de Newton é conhecida com uma das bases da física convencional.A terceira lei de Newton é conhecida com uma das bases da física convencional.Fonte:  Getty Images

Um estudo recente sobre as algas Chlamydomonas e os espermatozoides humanos revelou algo notável: interações mecânicas não recíprocas. Essas interações peculiares foram denominadas “elasticidade estranha” pelos pesquisadores.

O que os torna particularmente fascinantes é que parecem desafiar a terceira lei de Newton. Ao contrário dos objetos inanimados, esses nadadores biológicos não provocam uma resposta igual e oposta do ambiente.

Flagelos: a chave do mistério

As algas Chlamydomonas e os espermatozoides apresentam apêndices semelhantes aos cabelos, denominados flagelos. Os flagelos são estruturas que se estendem do corpo da célula, agindo como caudas, permitindo que a célula se mova segundo a sua interação com o fluido.

Os espermatozoides apresentam apêndices semelhantes aos cabelos, denominados flagelos.Os espermatozoides apresentam apêndices semelhantes aos cabelos, denominados flagelos.Fonte:  Getty Images

O que é surpreendente é como a relação não recíproca de cooperação é apresentada. Eles agitam seus flagelos sem invocar uma resposta significativa do ambiente, desafiando efetivamente as leis da física.

A elasticidade do flagelo não explica completamente como essas células se movem. É aqui que entra a “elasticidade estranha”. Ela permite que essas células movam seus flagelos com um consumo mínimo de energia em direção ao ambiente, desafiando as limitações convencionais de movimento.

Elasticidade ímpar: a chave para a propulsão não convencional

O estudo explica um conceito interessante chamado pontuação de elasticidade ímpar, ou módulo de elasticidade ímpar. Quanto maior esta pontuação, mais capaz é o flagelo de se mover sem gastar energia excessiva. Em termos mais simples, as células podem deslizar para frente enquanto violam as leis da física.

Chlamydomonas é um gênero de algas verdes composto por cerca de 150 espécies de flagelados unicelulares.Chlamydomonas é um gênero de algas verdes composto por cerca de 150 espécies de flagelados unicelulares.Fonte:  GettyImages

Os espermatozoides e as algas não são os únicos portadores de flagelos no mundo biológico. Muitos microrganismos possuem esses apêndices semelhantes a cabelos, e seus movimentos também podem desafiar a física convencional.

O potencial para compreender e categorizar células ou organismos que apresentam movimentos não recíprocos pode ter implicações profundas, segundo a equipe de investigação.

Mantenha-se atualizado sobre as novas descobertas da ciência aqui no TecMundo. Se desejar, aproveite para saber também por que Isaac Newton foi tão importante?