Poluição do ar pode afetar como espermatozoides se movem, diz estudo

1 min de leitura
Imagem de: Poluição do ar pode afetar como espermatozoides se movem, diz estudo
Imagem: Bobjgalindo/Wikimedia Commons

Após uma revisão de literatura internacional ter sugerido, em dezembro passado (15), que a poluição do ar pode ser a grande responsável pela queda nas taxas de fertilidade no mundo, um novo estudo feito por pesquisadores chineses descobriu mais um complicador: a exposição a diferentes frações de material particulado (MP) pode afetar algumas características dos espermatozoide, como motilidade e capacidade de ser mover na direção certa.

Publicada na revista JAMA Network Open, a pesquisa acompanhou os registros medico de quase 34 mil homens, com média de idade de 34 anos, residentes em 340 diferentes cidades da China expostas a diferentes graus de poluição atmosférica. Os dados das esposas, que engravidaram de janeiro de 2013 a dezembro de 2019, também foram acompanhados pelos cientistas da Universidade Tongji, de Xangai.

A análise dos dados revelou uma queda estimada de 3,6% na motilidade dos espermatozoides quando expostos a MP (material particulado) com partículas menores que 2,5 micrômetros, e de 2,4% quando expostos a MP de 10 micrômetros. A conclusão foi de que partículas menores têm maior probabilidade de afetar a qualidade dos espermatozoides.

ARTIGO JAMA: DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2021.48684.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.