Estudo desafia as leis da gravidade de Albert Einstein e Isaac Newton

2 min de leitura
Imagem de: Estudo desafia as leis da gravidade de Albert Einstein e Isaac Newton
Imagem: Getty Images

Em meados de 1687, o físico e matemático Isaac Newton teorizou que a gravidade é a força que atrai os objetos em direção à Terra e responsável pelo movimento de sua órbita; até que alguns séculos depois, Albert Einstein publicou a Teoria da Relatividade Geral e respondeu mais algumas questões que não foram propostas por Newton. Recentemente, uma equipe de cientistas da Universidade Sejong em Seul, na Coréia do Sul, publicou um artigo que desafia as descobertas de Einstein e de Newton.

De acordo com um estudo publicado na revista científica The Astrophysics Journal, uma equipe de cientistas descobriu evidências para uma possível nova teoria da gravidade. Futuramente, a teoria poderá ajudar a explicar fenômenos que não foram respondidos por Einstein ou Newton, como a gravidade dentro de um buraco negro ou as ondas gravitacionais.

As observações dos cientistas sul-coreanos mostraram dados convincentes de que, em baixas acelerações, os sistemas estelares binários se movem até 40% mais rápido do que previsto por Einstein e Newton. Os cientistas descrevem que a aceleração pode ser explicada pela teoria AQUAL, baseada na dinâmica newtoniana modificada (MOND); isso é uma evidência que desafia a gravidade padrão em aceleração fraca.

As descobertas sugerem que as leis da gravidade de Albert Einstein e Isaac Newton não estão completamente corretas.As descobertas sugerem que as leis da gravidade de Albert Einstein e Isaac Newton não estão completamente corretas.Fonte:  Getty Images 

“Quando os dados cinemáticos de binários largos são analisados no plano de aceleração, os dados revelam uma assinatura inequívoca e extremamente forte da quebra da gravidade padrão de Newton-Einstein em aceleração fraca. O que é ainda mais surpreendente é que a tendência e a magnitude da anomalia gravitacional concordam com o que a teoria AQUAL prevê”, os pesquisadores descrevem no estudo.

Gravidade de Einstein e Newton

Para chegar ao resultado, ocientistas estudaram 26,5 mil pares de sistemas estelares binários e observaram que alguns não estavam se comportando conforme a relatividade geral de Einstein ou a lei da gravidade de Newton. Eles também afirmam que a anomalia na dinâmica das estrelas binárias não deve ser atribuída a presença da matéria escura. Por isso, a teoria MOND pode ser a melhor explicação para a observação.

É importante destacar que o estudo não desenvolveu nenhuma nova teoria da gravidade, mas ele defende outra teoria proposta há algumas décadas: MOND, também chamada de dinâmica Milgromiana. Por isso, os pesquisadores explicam que caso as observações sejam confirmadas, a física, astrofísica e cosmologia devem 'sofrer grandes implicações'.

"Desde o início, parecia claro para mim que a gravidade poderia ser testada de maneira mais direta e eficiente calculando acelerações porque o próprio campo gravitacional é uma aceleração. Minhas experiências recentes de pesquisa com curvas de rotação galáctica me levaram a esta ideia. Discos galácticos e binários largos compartilham alguma semelhança em suas órbitas, embora binários largos sigam órbitas altamente alongadas ile partículas de gás de hidrogênio em um disco galáctico seguem órbitas quase circulares", disse o professor da Universidade de Sejong, Kyu-Hyun Chae.

Apesar de as evidências apontarem para um resultado inovador, Chae disse que ainda são necessárias confirmações adicionais sobre o estudo, mas que os resultados parecem ser genuínos.

Gostou do conteúdo? Então, fique atualizado sobre as últimas notícias sobre a física aqui no TecMundo e, se desejar, descubra sobre a medição de distorções no tempo que pode confirmar uma teoria de Albert Einstein.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.