Matemáticos encontram 12.000 novas soluções para problema dos três corpos

Imagem de: Matemáticos encontram 12.000 novas soluções para problema dos três corpos
Imagem: Getty Images

Os cientistas da Universidade de Sófia, na Bulgária, conseguiram avanços notáveis na tentativa de resolver o problema dos três corpos, um dilema científico que surgiu na era de Isaac Newton.

O problema dos três corpos envolve a previsão do movimento sincronizado de três entidades celestiais afetadas pela atração gravitacional, assegurando que não colidam ou divirtam.

Durante sua pesquisa mais recente, os cientistas detectaram 12.409 configurações de órbitas para sistemas tripartidos com massa idêntica, que se mantêm coerentes com os princípios da física newtoniana.

Essas soluções recém-descobertas continuam sendo avaliadas por pares, mas revelam novas perspectivas e caminhos para uma investigação mais aprofundada. O problema dos três corpos é complexo porque a adição de uma terceira entidade celestial pode mudar a dinâmica de um sistema de dois corpos.

Dois ou mais planetas orbitando uma estrela é um dos maiores problemas da astrofísica.Dois ou mais planetas orbitando uma estrela é um dos maiores problemas da astrofísica.Fonte:  NASA

Os cientistas usaram supercomputadores e redes neurais para melhorar seus cálculos. Ainda não há uma solução universal para o problema dos três corpos; contudo, os investigadores estão cada vez mais próximos, revelando soluções aplicáveis a casos específicos sob determinadas restrições.

A equipe está investigando mais de 300 novos conjuntos de órbitas periódicas em três corpos em queda livre. Os cientistas focaram em três objetos iguais, para corrigir erros de cálculo e ver se as órbitas são estáveis, considerando fatores externos, como corpos celestes distantes ou emissões solares.

As soluções que apresentam estabilidade em sistemas de três corpos são raras e os cientistas enfatizam as implicações teóricas do seu trabalho. Embora essas soluções possam não ter uma relevância imediata no cenário astronômico, fornecem informações relevantes sobre as arquiteturas espaciais e temporais das configurações orbitais.

A pesquisa está disponível para o público no arXiv e está sendo revista por pares, o que permitirá um melhor aperfeiçoamento e autenticação das suas conclusões.

Ficou com alguma dúvida? Conte para gente em nossas redes sociais e aproveite para compartilhar a matéria com os seus amigos que também gostam do assunto.