Como as placas tectônicas impulsionam o crescimento da biodiversidade marinha

Imagem de: Como as placas tectônicas impulsionam o crescimento da biodiversidade marinha
Imagem: Getty Images

Novas pesquisas revelam que as flutuações nas placas tectônicas da Terra desempenharam um papel indireto, mas fundamental, no surgimento de diversas espécies marinhas.

Ao exercer influência sobre os níveis do mar, esses ciclos geologicamente conduzidos causaram explosões de biodiversidade em intervalos de 36 milhões de anos, abrangendo uma linha do tempo de pelo menos 250 milhões de anos.

À medida que os níveis de água sobem e descem, as extensões das plataformas continentais e dos oceanos rasos sofrem mudanças dinâmicas, promovendo a prosperidade ou o desaparecimento de vários organismos. Por meio da análise do registro fóssil, os cientistas conseguiram estabelecer uma correlação entre essas mudanças ambientais e a proliferação de novas formas de vida.

O professor Dietmar Müller, co-autor do estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Science, da Escola de Geociências da Universidade de Sydney, explica: "O ciclo de 36 milhões de anos significa alterações na taxa de expansão do fundo do mar — uma consequência da atividade tectônica. As flutuações afetam a profundidade das bacias oceânicas e a transferência de água para o interior do núcleo da Terra”.

Consequentemente, essas mudanças dão origem a períodos de oceanos rasos extensos, juntamente com flutuações correspondentes na inundação e secagem dos continentes. Essas condições provaram ser fundamentais para o aumento da biodiversidade.

A investigação da equipe de pesquisa, facilitada pelo software GPlates, desenvolvido pelo EarthByte Group da Universidade de Sydney, com o apoio da Estratégia Nacional de Infraestrutura de Pesquisa Colaborativa da Austrália (NCRIS) por meio do AuScope, baseia-se em um exame minucioso das variações do nível do mar, mecanismos da Terra e registros fósseis marinhos.

Os ciclos notavelmente semelhantes observados nesses domínios servem como evidência que reforça a importância dos ciclos tectônicos e das mudanças globais no nível do mar impulsionadas pela dinâmica da Terra na formação da biodiversidade marinha em vastas escalas de tempo.

O professor Müller afirma: "Esta pesquisa desafia as noções anteriores sobre os condutores da evolução das espécies em períodos prolongados. Os ciclos de 36 milhões de anos surgem devido a padrões previsíveis de como as placas tectônicas subduzem no manto de convecção — uma camada móvel do interior da Terra — semelhante a um ensopado lento e fervente em uma panela."

Mantenha-se atualizado sobre Ciência aqui no TecMundo. Se desejar, aproveite para descobrir, como processo de irrigação pode estar mudando o eixo de rotação da Terra.