Veja em vídeo 1 bilhão de anos de deslocamento de placas tectônicas

Imagem de: Veja em vídeo 1 bilhão de anos de deslocamento de placas tectônicas
Imagem: NASA/JPL/Caltech

Um vídeo publicado no YouTube no ano passado tem chamado a atenção das pessoas para uma teoria unificadora da geologia moderna que explica os terremotos: a tectônica das placas. Com quase 3,2 milhões de visualizações, a publicação mostra em apenas 40 segundos essas porções colossais da camada externa da estrutura terrestre se movendo como um quebra-cabeça.

Considerado um dos modelos mais completos de movimentação de placas tectônicas já realizados, os pesquisadores conseguiram conectar em menos de um minuto a evolução da Terra “e os processos que ligam o manto, a litosfera, a hidrosfera e a atmosfera”.

O movimento das placas tectônicas

Embora ainda existam dúvidas sobre a origem da formação das placas tectônicas, a sua movimentação – à mesma velocidade com a qual nossas unhas crescem, segundo um dos autores da pesquisa – altera profundamente a Terra. Por serem suportes à vida, essas estruturas afetam o clima, as marés, as migrações dos animais e sua evolução, a atividade vulcânica e até a formação dos metais.

De acordo com o estudo, a compreensão dos movimentos e padrões adotados por esses blocos gigantescos é fundamental para se estabelecer um estudo prospectivo da habitabilidade do planeta em um futuro distante, por exemplo.

ARTIGO - Earth-Science Reviews - DOI: 10.1016/j.earscirev.2020.103477.