Cientistas descobrem camada de rocha derretida sob a crosta terrestre

2 min de leitura
Imagem de: Cientistas descobrem camada de rocha derretida sob a crosta terrestre
Imagem: Wikimedia Commons

Em uma pesquisa publicada na revista científica Nature Geoscience, pesquisadores da Universidade do Texas em Austin (UTA), nos Estados Unidos, conduziram um estudo que descobriu uma 'nova' camada de rocha parcialmente derretida sob a crosta terrestre do nosso planeta. Os cientistas afirmam que os dados da nova pesquisa podem ajudar a responder sobre como as placas tectônicas se movimentam.

Os pesquisadores encontraram a camada a cerca de 160 quilômetros da superfície da Terra, localizada na astenosfera, a zona superior do manto terrestre que se estende entre 80 a 400 quilômetros de profundidade — e fica abaixo da litosfera. A ideia de procurar por uma nova camada foi do líder da pesquisa, Junlin Hua, quando ele estava estudando imagens sísmicas do manto na região da Turquia.

Conforme explicam os cientistas em comunicado, algumas manchas de derretimento já haviam sido registradas abaixo da crosta terrestre, mas eles achavam que se tratava de algum tipo de anormalidade. Porém, a pesquisa mostrou que as rochas derretidas realmente estavam lá. Até o momento, alguns especialistas acreditavam que as rochas derretidas fossem responsáveis pela movimentação das placas tectônicas, mas o novo estudo discorda dessa hipótese.

“Quando pensamos em algo derretendo, pensamos intuitivamente que o derretimento deve desempenhar um grande papel na viscosidade do material. Mas o que descobrimos é que, mesmo onde a fração derretida é bastante alta, seu efeito no fluxo do manto é muito menor”, disse Hua, pós-doutorado da Jackson School of Geosciences na UTA.

Segundo a pesquisa, as rochas derretidas entre as camadas da astenosfera não desempenham nenhum papel na movimentação das placas.Segundo a pesquisa, as rochas derretidas entre as camadas da astenosfera não desempenham nenhum papel na movimentação das placas.Fonte:  Wikimedia Commons 

Nova camada sob a crosta da Terra

Os dados do estudo apontam que a camada foi registrada em escala global e não está relacionada ao movimento da crosta terrestre. Segundo Hua, a convecção de calor e rocha no manto são os reais causadores da movimentação. Apesar de não ser responsável pelo movimento, os cientistas apontam que a 'nova' camada pode ajudar a entender melhor sobre o funcionamento da astenosfera e do interior da Terra como um todo.

As placas tectônicas são blocos de rochas gigantes em constante movimento que formam a crosta terrestre e o manto superior da Terra — inclusive, a movimentação está ligada aos terremotos e a outros desastres naturais, como o que aconteceu na Turquia e na Síria há poucos dias. Ao todo, sete placas tectônicas movimentam os sete continentes do planeta.

Por isso, as novas descobertas devem ajudar a entender melhor o processo da astenosfera e da crosta terrestre como um todo, possibilitando estudos com cálculos e variáveis mais corretas. “Este trabalho é importante porque entender as propriedades da astenosfera e as origens de por que ela é fraca é fundamental para entender as placas tectônicas”, disse uma das co-autoras do estudo, a sismóloga Karen Fischer.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.