O processo de irrigação pode estar mudando o eixo de rotação da Terra

Imagem de: O processo de irrigação pode estar mudando o eixo de rotação da Terra
Imagem: GettyImages

Nos últimos anos, a extração excessiva de águas subterrâneas por humanos resultou em uma influência significativa na rotação da Terra, fazendo com que o polo se deslocasse a uma taxa de 4,36 centímetros por ano entre 1993 e 2010.  Com base em modelos climáticos de ponta, os cientistas estimaram que a Terra se inclinou aproximadamente 80 centímetros para o leste como consequência dessas mudanças.

Um estudo publicado na Geophysical Research Letters revela que um fator antropogênico significativo que contribui para esse fenômeno é o esgotamento das águas subterrâneas devido à irrigação, o que leva ao aumento do nível do mar.

Conforme o estudo, "Durante o período de 1993-2010, o polo da Terra mudou para 64,16 graus E, movendo-se a uma velocidade de 4,36 centímetros por ano devido ao esgotamento das águas subterrâneas e subsequente aumento do nível do mar".

Uma equipe internacional de pesquisadores estimou que os humanos extraíram cerca de 2.150 gigatoneladas de água subterrânea, o que equivale a um aumento do nível do mar de mais de 0,24 polegadas.

Considere o polo rotacional da Terra. Este é o ponto em torno do qual nosso planeta gira e experimenta pequenos movimentos ao longo do tempo, conhecidos como movimento polar.

Essencialmente, a posição do polo rotacional da Terra muda em relação à sua camada externa, ou crosta. A distribuição da água em nosso planeta desempenha um papel crucial na dispersão da massa. Da mesma forma, o movimento da água na superfície da Terra pode induzir alterações sutis na rotação do nosso planeta.

O artigo explica: "Demonstramos que, segundo a estimativa do modelo de redistribuição de água dos aquíferos para os oceanos, o polo rotacional do nosso planeta mudaria aproximadamente 78,48 cm em direção a 64,16° E".

Ki-Weon Seo, geofísico da Universidade Nacional de Seul que liderou o estudo, afirmou em um comunicado de imprensa: "O polo rotacional sofre mudanças significativas e nossa pesquisa enfatiza que, entre os fatores relacionados ao clima, a redistribuição das águas subterrâneas tem o maior impacto no desvio do polo rotacional."

Embora a ligeira deriva do polo possa não ter consequências imediatas nas estações, os pesquisadores alertam que, em escalas de tempo geológicas mais longas, isso pode afetar o clima.