Google diz que conseguiu aumentar precisão de computadores quânticos

1 min de leitura
Imagem de: Google diz que conseguiu aumentar precisão de computadores quânticos
Imagem: Repositório de imagens NZN

Os sistemas de computadores quânticos foram aclamados como o futuro da computação, capazes de fazer cálculos que poderiam ser muito difíceis ou impossíveis nos computadores clássicos que utilizamos hoje. Mas estão sujeitos a muitos erros, que representam um dos maiores problemas na aplicação prática da tecnologia.

A equipe de engenharia quântica do Google parece estar no caminho certo para fazer com que o uso dos computadores quânticos seja considerado.

Como funciona um computador quântico

Os computadores quânticos usam as propriedades da física quântica para armazenar dados e realizar cálculos. As unidades básicas de informação em computador convencionais são chamadas de bits e armazenadas como uma sequência de 1s e 0s.

Em um sistema de computador quântico, essas unidades são conhecidas como qubits e podem ser 1s e 0s simultaneamente.

Sycamore, o computador quântico do Google que foi chamado de "supremacia quântica"Sycamore, o computador quântico do Google que foi chamado de "supremacia quântica"Fonte: Divulgação

Um pouco de informação quântica (um qubit) pode codificar mais dados do que apenas 0 ou 1 como um computador binário tradicional. O que significa que ele pode, em teoria, ser muito mais poderoso.

No entanto, os qubits são sensíveis a interferências, mesmo de variações de luz e temperatura, levando a taxas de erros mais altas que tornam a saída dos computadores quânticos não confiável. E quanto mais qubits adicionar, maior será a taxa de erro.

Um grande avanço

No experimento mais recente dos engenheiros quânticos do Google, eles utilizaram a correção de erros quânticos para reduzir a taxa de erros e, simultaneamente, aumentar a matriz quântica.

Eles agruparam qubits individuais em matrizes de 49 para formar um único qubit lógico. No passado, o Google trabalhava com grupos de 17 qubits, mas o novo design com 49 demonstrou uma taxa de erro menor.

Conforme o próprio Google, essa é a primeira vez que alguém escalou um qubit lógico sem aumentar a taxa de erro — o que pode ser um marco importante no caminho para um computador quântico prático.

Em 2019, o Google afirmou que havia ultrapassado um marco conhecido como “supremacia quântica”, quando sua máquina Sycamore executou, em 200 segundos, um cálculo que levaria 10.000 anos para ser concluído em um computador tradicional.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.