Osprey: IBM anuncia o processador quântico mais poderoso da marca

1 min de leitura
Imagem de: Osprey: IBM anuncia o processador quântico mais poderoso da marca
Imagem: IBM

Na última quarta-feira (9), a International Business Machines (IBM) publicou um comunicado oficial anunciando o lançamento do processador quântico mais poderoso da marca, o Osprey. Atualmente, a IBM já desenvolveu mais de 20 computadores quânticos, disponíveis por meio da nuvem em todo o mundo.

A nova tecnologia foi construída com 433 qubits e tem cerca de três vezes mais poder de processamento que o modelo anterior lançado pela empresa, o supercomputador Eagle (127 qubits). Os números de qubits são usados para indicar o poder de processamento quântico de cada computador.

O novo processador quântico, Osprey, foi anunciado durante o event IBM Quantum Summit 2022.O novo processador quântico, Osprey, foi anunciado durante o event IBM Quantum Summit 2022.Fonte:  IBM 

Segundo o diretor de pesquisa da IBM, Dario Gil, o atual objetivo da companhia é lançar um computador quântico que possua mais de mil qubits. Para transformar a ideia em realidade, a companhia está desenvolvendo um sistema quântico com base na modularidade.

Sistema quântico modular

De acordo com a empresa, o Quantum System Two, como foi nomeado, é o primeiro sistema quântico que realmente usa a modularidade, ou seja, em que os chips são interconectados uns com os outros. Segundo a IBM, a intenção da companhia é lançar o sistema até o final de 2023 — segundo a marca, seria possível criar um computador com mais de 16 mil qubits com apenas três desses sistemas.

"Estamos continuamente ampliando e avançando nossa tecnologia quântica em hardware, software e integração clássica para enfrentar os maiores desafios do nosso tempo, em conjunto com nossos parceiros e clientes em todo o mundo. Este trabalho será fundamental para a próxima era da supercomputação centrada no quântico”, disse Gil.

Seguindo a expansão da tecnologia, a meta da empresa é oferecer máquinas com mais de quatro mil qubits até 2025 e, por isso, o foco atual é no sistema Quantum System Two. Os supercomputadores quânticos são capazes de acelerar cálculos em milhões de vezes mais que um computador tradicional.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.