Criptografia pós-quântica é a única segurança contra a computação quântica

2 min de leitura
Imagem de: Criptografia pós-quântica é a única segurança contra a computação quântica
Imagem: Shutterstock

Muito da mecânica quântica ainda é um mistério para os cientistas, mas a área já está estudando diversas aplicações práticas para a sociedade. Por exemplo, a computação quântica vem sendo um dos assuntos mais comentados dos últimos tempos, já que a capacidade de processamento de uma máquina desse nível pode ajudar a resolver diversas problemáticas da humanidade.

A tecnologia também permitiu a criação da criptografia pós-quântica (PQC), um formato de criptografia que usa os princípios da mecânica quântica para oferecer mais segurança. Inclusive, a PQC deve se tornar uma opção em computadores comuns, com o intuito de reduzir crimes cibernéticos e proteger diferentes tipos de dados.

Como a computação quântica pode criar a capacidade de analisar e resolver questões complexas, a segurança cibernética pode ser um problema — em teoria, um computador quântico pode quebrar algoritmos de criptografia e conseguir 'hackear' qualquer coisa. Por isso, a criptografia quântica é necessária para um futuro da computação mais seguro.

Computação quântica é, ao mesmo tempo, uma solução e um problema.Computação quântica é, ao mesmo tempo, uma solução e um problema.Fonte:  Shutterstock 

Ameaça quântica contra-ataca

Apesar de ser considerada uma das tecnologias mais revolucionárias dos últimos anos, a computação quântica também representa uma ameaça a segurança digital. Atualmente, a maioria dos sistemas de segurança usam um algoritmo baseado em 2048 bits e os computadores atuais demorariam centenas de anos para quebrar essa criptografia.

Contudo, a computação quântica pode decifrar o sistema de segurança em pouco tempo e, se estiver disponível a população mais facilmente, indivíduos maliciosos podem usar a tecnologia para cometer diversos crimes — segundo cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, levaria apenas oito horas para um sistema quântico quebrar a criptografia de um PC comum.

Não é à toa que, em dezembro de 2022, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assinou uma lei para incentivar as agências do governo federal a adotar uma tecnologia que visa prevenir ataques realizados por computadores quânticos. A lei H.R.7535, nomeada de Lei de Preparação para Cibersegurança de Computação Quântica, ajudará os estados norte-americanos a implantar a criptografia pós-quântica.

Os cientistas acreditam que a computação quântica ajudará a resolver diversos problemas da sociedade.Os cientistas acreditam que a computação quântica ajudará a resolver diversos problemas da sociedade.Fonte:  Shutterstock 

"Dentro de 180 dias a partir da data deste memorando, as agências devem identificar quaisquer instâncias de criptografia que não estejam em conformidade com os algoritmos de resistência quântica aprovados pela NSA", foi divulgado em nota do Departamento de Estado dos Estados Unidos.

Computadores quânticos

Os computadores quânticos diferem por que possuem a superposição, uma propriedade subatômica que permite processar uma multivariedade de dados ao mesmo tempo. Enquanto isso, os computadores atuais são baseados na linguagem binária, de zeros e uns — em uma comparação simples, é como se os computadores quânticos pudessem processar todas as variáveis e o PC normal apenas o zero e um.

De qualquer forma, é importante destacar que a tecnologia ainda não está disponível para os consumidores finais, já que as empresas e cientistas ainda estão estudando a capacidade da computação quântica. Ou seja, apesar de ser um perigo real, os criminosos ainda estão preparados para usar a tecnologia — inclusive, ainda é muito caro, um computador quântico de 2 mil qubits pode custar US$ 15 milhões (cerca de R$ 76 milhões na cotação atual).

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.