Telescópio James Webb pode ter fotografado galáxia mais distante já vista

1 min de leitura
Imagem de: Telescópio James Webb pode ter fotografado galáxia mais distante já vista
Imagem: NASA/ESA/CSA/STScI

Na última quarta-feira (20), um dos cientistas que analisou os dados do Telescópio Espacial James Webb (JWST) afirma que a galáxia mais distante já vista pela humanidade pode ter sido capturada pelo equipamento. A galáxia é chamada de GLASS-z13 e a sua luz que foi capturada pelo telescópio foi emitida há cerca de 13,5 bilhões de anos.

O cientista Rohan Naidu, do Harvard–Smithsonian Center for Astrophysics, disse ao Science Alert que a galáxia surgiu cerca de 300 milhões de anos depois do Big Bang — o número representa um achado 100 milhões de anos antes de outras galáxias observadas. Contudo, ainda não foi possível descobrir a data específica do surgimento da GLASS-z13 para bater o martelo se ela é também a galáxia mais antiga que já observamos.

“Estamos potencialmente olhando para a luz das estrelas mais distantes que alguém já viu”, disse o Naidu.

Imagem da GLASS-z13; até então, o atual detentor do recorde de galáxia mais antiga é a GNz11. Imagem da GLASS-z13; até então, o atual detentor do recorde de galáxia mais antiga é a GNz11. Fonte:  NASA/ESA/CSA/STScI 

Em uma imagem ampla capturada pelo telescópio, ao aplicar o zoom, é possível visualizar uma galáxia vermelha com o centro branco. O cientista também descobriu que a galáxia tem a massa de um bilhão de sóis, uma informação impressionante já que ela surgiu apenas 300 milhões de anos após o Big Bang.

Mais dados são necessários

De qualquer forma, é importante destacar que, apesar de dados convincentes, a galáxia GL-Z13 ainda não foi confirmada pela comunidade cientifica como a galáxia mais antiga já avistada pela humanidade.

O astrofísico Nick Seymour, da Curtin University, na Austrália, afirmou ao CNET que a GL-z13 é a galáxia mais antiga já vista e descreveu o achado como "uma galáxia bebê no início dos tempos". Contudo, os cientistas vão continuar acompanhando os dados para entender se realmente a novidade encontrada é tão antiga quanto parece.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.