Telescópio James Webb já fez fotos de Júpiter; veja as três novas imagens!

1 min de leitura
Imagem de: Telescópio James Webb já fez fotos de Júpiter; veja as três novas imagens!
Imagem: Shutterstock

Enquanto seleciona novas imagens para a crescente legião de fãs do Telescópio Espacial James Webb (JWST), a equipe do observatório também liberou três fotos inéditas de Júpiter.

Tiradas quando os instrumentos do telescópio ainda estavam sendo ajustados, as imagens mostram o planeta gigante com seu anel característico e suas três luas, detalhando a tradicional sombra de Europa na superfície.

Disponíveis como anexo de um relatório de comissionamento elaborado pelo Space Telescope Science Institute (STScI), o documento pode ser acessado no site da instituição. As imagens foram obtidas pela poderosa câmera infravermelha – a NIRCam –usando dois tipos de filtro para focar em comprimentos distintos de ondas de luz. Tratava-se de um teste do equipamento antes do seu uso efetivo.

Imagem de banda estreita mostrando Júpiter, suas luas e anel. (Fonte: NASA/ESA/CSA/STScI/Reprodução.)Imagem de banda estreita mostrando Júpiter, suas luas e anel. (Fonte: NASA/ESA/CSA/STScI/Reprodução.)Fonte:  NASA/ESA/CSA/STScI 

Como se saiu o James Webb ao fotografar Júpiter?

A proposta do teste da NIRCam era que o telescópio espacial seria capaz de rastrear objetos em movimento rápido através do Sistema Solar. Para comprovar a hipótese, o JWST fotografou nove alvos ao todo. Embora maior e mais espetacular, Júpiter foi o mais lento deles. O resultado mostrou que objetos espaciais podem ser rastreados, ainda que seja um planeta brilhante, capaz de refletir a luz solar nas câmeras.

De acordo com o relatório de comissionamento, “Espera-se que observar um planeta brilhante e seus satélites e anéis seja um desafio, devido à luz dispersa que pode afetar o instrumento científico empregado, mas também o sensor de orientação precisa rastrear estrelas-guia próximas ao planeta brilhante”. O sucesso do teste indica  que o James Webb está pronto para rastrear outros objetos em movimento, como cometas próximos à Terra, por exemplo.

Na quinta-feira (14), uma nova foto foi acrescentada à coleção das imagens de Júpiter feitas pelo James Webb. Na imagem (abaixo), é possível ver o planeta no centro, e sua lua Europa à esquerda.

james webbImagem feita pelo telescópio James Webb mostra o planeta Júpiter (centro) e sua lua Europa (esq.) - créditos: NASA, ESA, CSA, and B. Holler and J. Stansberry (STScI)

"Combinadas com as imagens de campo profundo divulgadas anteriormente, essas imagens de Júpiter demonstram o potencial de observação do Webb, das mais apagadas e distantes galáxias até os planetas no nosso próprio quintal cósmico", disse Bryan Holler, cientista no Instituto de Ciência de Telescópio Espacial em Baltimore (Estados Unidos). A afirmação foi feita em um comunicado da NASA.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.