Veja como baixar as imagens oficiais do telescópio James Webb

1 min de leitura
Imagem de: Veja como baixar as imagens oficiais do telescópio James Webb
Imagem: NASA/ESA/CSA/STScI

Há pouco menos de duas semanas, durante uma transmissão da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA), foram publicadas as primeiras imagens científicas capturadas pelo Telescópio Espacial James Webb (JWST).

A tecnologia enviada ao espaço conseguiu capturar cinco imagens incríveis, são elas: o agrupamento de galáxias SMACS 0723; o espectro do exoplaneta WASP-96 b; o fim da vida da nebulosa do Anel do Sul (NGC 3132); o grupo de cinco galáxias conhecido como Quinteto de Stephan; e, por último, a nebulosa Carina (NGC 3324).

Imagens em alta qualidade

O JWST usa equipamentos infravermelhos para captar as imagens em diferentes "blocos" de informação, que retornam aos cientistas na Terra e, então, eles agrupam esses blocos que resultam nas imagens. Por exemplo, a foto do Quinteto de Stephan contém mais de 15 milhões de pixels e foi reconstruída a partir de mil arquivos diferentes.

A imagem da nebulosa Carina pode ser baixada em resoluções de até 14575 x 8441A imagem da nebulosa Carina pode ser baixada em resoluções de até 14575 x 8441Fonte:  NASA/ESA/CSA/STScI 

A primeira imagem do Telescópio Espacial James Webb (JWST) publicada ao público foi do agrupamento de galáxias SMACS 0723, divulgada no dia 11 de julho de 2022. A fotografia apresenta centenas de galáxias distantes, há cerca de 4,6 bilhões de anos — os detalhes mostram uma clareza incrível, muito mais visível que a foto do mesmo agrupamento capturada pelo telescópio Hubble.

Felizmente, todas essas imagens estão disponíveis para download gratuitamente e em altíssima qualidade. Por isso, o TecMundo reuniu todas as informações necessárias para os amantes de astronomia que desejam baixar as imagens e usá-las como papel de parede.

Como baixar as imagens oficiais do telescópio James Webb

A primeira imagem divulgada pelo Webb captura o agrupamento de galáxias SMACS 0723; as imagens estão disponíveis em arquivos do tipo TIF ou PNGA primeira imagem divulgada pelo Webb captura o agrupamento de galáxias SMACS 0723; as imagens estão disponíveis em arquivos do tipo TIF ou PNGFonte:  NASA/ESA/CSA/STScI 

  • No canto esquerdo, é possível visualizar a descrição "Download Options", que disponibiliza diferentes opções de tamanhos e arquivos;
  • Basta clicar no tamanho desejado e o download começará.

Para saber mais sobre o JWST e outras notícias de astronomia, fique ligado nas novidades da editoria de Ciência do TecMundo.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.