A Terra tem cinco oceanos, afirma a National Geographic

2 min de leitura
Imagem de: A Terra tem cinco oceanos, afirma a National Geographic
Imagem: Fonte: National Geographic.

A organização National Geographic anunciou em 08 de junho, Dia Mundial dos Oceanos, que vai reconhecer o Oceano Antártico – que circunda a Antártica – como o quinto do mundo.

É o primeiro mapeamento de águas internacionais feito pela entidade em mais de 100 anos e, com a mudança, o quinto corpo de água será incorporado em todos os atlas e mapas fornecidos pela organização, junto aos oceanos Atlântico, Pacífico, Índico e Ártico.

Oceano Antártico não é novo

Oceano Antártico, em ilustração da National Geographic, com informações da NASA/JPL e OHI.Oceano Antártico, em ilustração da National Geographic, com informações da NASA/JPL e OHI.Fonte:  NatGeo/Matthew W. Chwastyk e Greg Ugiansky/Reprodução 

“Os cientistas sabem há muito tempo que há uma região ecológica distinta ao redor da Antártica”, disse o geógrafo Alex Tait, da National Geographic Society, em entrevista ao The Washington Post. Mas quando as fronteiras do oceano foram propostas em 2000 à Organização Hidrográfica Internacional (OHI) – que rastreia e mapeia os mares e oceanos do mundo – nem todos os países membros da entidade estavam de acordo, segundo a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA - NOAA.

Funcionários da NOAA afirmaram que a agência federal  já reconheceu o quinto oceano em 1999, quando o Conselho de Nomes Geográficos dos Estados Unidos aprovou o nome Southern Ocean – no Brasil, traduzido como "Oceano Antártico".

Para Tait, embora a National Geographic já tenha rotulado o oceano em seus mapas antes, havia uma isenção de responsabilidade sobre a falta de um acordo internacional sobre a nomenclatura. “Mas pensamos que era importante reconhecê-lo oficialmente”, disse o geógrafo. “As pessoas nos procuram em busca de fatos geográficos: quantos continentes, quantos países, quantos oceanos? Até o momento, dissemos quatro oceanos”, afirmou. Com a mudança, a entidade agora afirma que são cinco.

Mudança influencia na Educação

Arte da National Geographic ilustra o quinto oceano no globo terrestre.Arte da National Geographic ilustra o quinto oceano no globo terrestre.Fonte:  NatGeo/Matthew W. Chwastyk, and Soren Walljasper/Reprodução 

A National Geographic tem um programa de educação em geografia e fornece materiais online para escolas e para o público em geral. Segundo Tait, a organização considera realmente importante do ponto de vista educacional, bem como do ponto de vista de rotulagem de mapas, chamar a atenção para o Oceano Antártico como um quinto oceano interconectado aos demais.

Localização do quinto oceano

O Oceano Antártico se estende desde a costa da Antártica até 60 graus de latitude sul, de acordo com a NOAA. A National Geographic também irá utilizar a latitude 60 sul como limite norte, excluindo a Passagem de Drake e o mar da Escócia.

Enric Sala, explorador da National Geographic, descreveu o oceano ao The Washington Post como um corpo de água distinto, caracterizado pela poderosa Corrente Circumpolar Antártica que flui para o leste, "perseguindo-se perpetuamente ao redor da Antártica", disse. Sala explicou a forma do oceano como um "anel oceânico no fim do mundo que conecta os oceanos Pacífico, Atlântico e Índico".

Frank Nitsche, geólogo marinho e geofísico do Observatório da Terra Lamont-Doherty, da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, disse que quem trabalha na Antártica o chama de Oceano Antártico. “Mas eu sempre fui um pouco confuso sobre o quão oficial isso é”, disse o pesquisador ao The Washington Post. Com o anúncio da National Geographic, ele acredita que surge um “padrão de mapeamento para muitos outros atlas e mapas”.

Mudanças climáticas

Tanto Tait quanto Sala acreditam que o reconhecimento do quinto oceano pode aumentar a conscientização sobre o papel que ele tem nas mudanças climáticas da Terra. Sala afirmou que o Oceano Antártico contém áreas que estão se aquecendo mais rapidamente no planeta, como a Península Antártica. O gelo marinho no Oceano Antártico desempenha um papel importante na determinação da circulação oceânica e nos padrões climáticos – e seu aquecimento poderia “perturbar o clima global”, disse.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.