Cientistas criam robô que 'imita' estrela-do-mar para estudar oceano

1 min de leitura
Imagem de: Cientistas criam robô que 'imita' estrela-do-mar para estudar oceano
Imagem: Pexels

Cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) estão desenvolvendo um robô que imita a aparência de uma estrela-do-mar. A ideia surgiu após os pesquisadores notarem que os peixes estranham a forma do robô, tornando o ambiente mais hostil. O objetivo do projeto é estudar a vida marinha e levar equipamentos de pesquisa para ambientes mais apertados sem interferir no comportamento dos animais. Ou seja, ao criar uma estrela-do-mar "falsa", o grupo espera estudar o ambiente sem chamar atenção.

Os cientistas contaram que a decisão de imitar uma estrela-do-mar surgiu pela simplicidade de seus movimentos, facilitando a simulação do "andar" do animal.

O desafio, segundo Josephine Hughes, uma das autoras da pesquisa, é desenvolver um sistema que funcione de forma 100% confiável embaixo d'água. “As interações passivas entre um robô subaquático e as forças fluidas ao seu redor, como ondas e correntes marítimas, são muito mais complicadas do que quando um robô está caminhando em terreno estável, o que torna a criação de seus sistemas de controle bastante difícil”, conta.

Segundo a equipe, o resultado foi muito positivo e o objetivo agora é criar robôs inspirados em tartarugas marinhas, raias e tubarões. Para isso, o grupo já está estudando o desenvolvimento de estruturas mais complexas, como as juntas e nadadeiras mais semelhantes às originais.

“No futuro, projetando e construindo instrumentos robóticos inspirados em animais de verdade, será possível criar observatórios personalizados que podem ser usados para entender melhor a vida em todo o planeta”, comenta o professor, Tao Du.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.