menu
Logo TecMundo
Ciência

Estudantes brasileiros vão para os EUA competir em torneio de robótica

Alunos de escolas públicas do interior de São Paulo participam de projeto com professores voluntários

Avatar do(a) autor(a): Nilton Cesar Monastier Kleina

schedule25/02/2019, às 08:30

Fonte:

Imagem de Estudantes brasileiros vão para os EUA competir em torneio de robótica no tecmundo

Um grupo de alunos de escolas públicas do interior de São Paulo é o Brasil em uma competição renomada de robótica. Dez estudantes estão na próxima fase da First Robotics Competition (FRC) 2019, que será realizada em março nos Estados Unidos.

A equipe Brazilian Storm, de São José dos Campos, participará de duas etapas regionais: em Little Rock (Arkansas) e em Huntsville (Alabama). Natural de São José dos Campos, a seleção foi formada por dois professores voluntários, que tinham o objetivo de promover inclusão social a partir do ensino de robótica para quem não podia pagar.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

O engenheiro industrial mecânico Leonardo Rosa e Arthur de Oliveira, mecânico montador de sistemas na Embraer, ensinaram aos estudantes programação com Arduíno, conceitos de eletrônica, mecânica, programação de robô e uso de plataforma de geração de projetos em 3D.

Pessoas.

O trabalho começou há 3 anos, com aulas nas férias e aos sábados na Escola Professor Alceu Maynard Araújo. Leonardo foi quem criou a Associação Joseense de Apoio a Pesquisa e Ensino em Tecnologia (Ajapet), hoje um projeto que atende oito instituições na cidade e em regiões próximas.

Na primeira participação do Brazilian Storm no First Robotics Competition, em 2017, os estudantes brasileiros foram à final na etapa regional do Sul da Flórida, em West Palm Beach, e ganharam o prêmio de melhor equipe novata.

Sobre o torneio

O FRC é a principal competição de robótica no mundo. Com idades entre 14 e 18 anos, os integrantes dos 4 mil times de todos os cantos do planeta precisam construir e programar robôs para superar desafios e executar tarefas enfrentando outros competidores em uma arena especialmente adaptada para a disputa.

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) patrocina os estudantes e mentores que viajam para os EUA.