Como saber se alguém está rastreando seu dispositivo móvel?

4 min de leitura
Imagem de:  Como saber se alguém está rastreando seu dispositivo móvel?
Imagem: GettyImages

A vigilância digital é uma realidade cada vez mais presente na nossa vida. Se você tem a impressão de que alguém está espiando no seu celular, pode ser mais do que uma mera paranoia.

Mas como ter a certeza de que o seu smartphone foi invadido e alguém está rastreando os seus passos? Confira nossas dicas a seguir!

Como saber se seu iPhone ou Android está sendo rastreado?

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)Fonte:  GettyImages 

O que chamamos de rastreamento refere-se à instalação nos dispositivos móveis de algum aplicativo intruso que monitora suas atividades e as repassa para empresas sem autorização, ou mesmo para os golpistas. Os chamados spywares podem representar perigos imensos, que envolvem desde o conhecimento de detalhes sobre o seu perfil como consumidor como o roubo de senhas de banco ou das redes sociais.

Para evitar que isso aconteça com o seu celular, vale a pena investir nas dicas a seguir, trazidas pela ESET, empresa líder em detecção proativa de ameaças:

1 - Cuidado com os links

A melhor maneira de não ser vítima de spyware é evitar baixar apps ou clicar em links não confiáveis. Para isso, busque apenas fazer download em páginas oficiais, ou clicar apenas naquilo que você tem absoluta confiança.

Muitas vezes, um erro deste tipo é o que faz você acabar instalando um programa espião no seu celular. Cuidado!

2 - Invista em modos de segurança

Procure manter sempre seu smartphone atualizado na parte de segurança. Uma dica essencial é usar métodos de autenticação variados, como PIN, senha ou reconhecimento biométrico.

3 - Mantenha cautela com o jailbreak

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)Fonte:  GettyImages 

No caso do iPhone, que tem um modo de operação mais restrito, a instalação de aplicativos costuma requisitar o jailbreak. O termo significa romper as limitações de utilização impostas pela Apple para poder usar outros sistemas operativos que não o iOS. Isso o torna mais vulnerável e pode facilitar a entrada de invasores.

Ocorre que, se isso acontecer com o seu telefone, você pode não notar a diferença. Só que, se a pessoa que fez isso for descuidada, é possível que não tenha removido o software que usou para fazer o jailbreak. Por isso, vale a pena procurar apps como Cydia, Icy, Installer, Installous ou SBSettings, que são ferramentas de jailbreak comuns.

Para fazer a busca, deslize o dedo para a direita na tela inicial do telefone, pois elas não aparecerão necessariamente com o ícone de um aplicativo.

4 - Uso de dados em excesso

De acordo com a ESET, a presença de apps de rastreamento no celular pode significar um uso excessivo de dados de internet. Isso acontece principalmente porque os aplicativos costumam usar o GPS para monitorar a localização do telefone e o roaming de dados para informar quem os controla.

Por isso, a sugestão é ir até o menu de Configurações dos dispositivos para verificar o uso de dados e se observar se há algum aplicativo desconhecido que está consumindo de forma excessiva. Se você identificar um app estranho nesse sentido, desinstalá-lo imediatamente.

5 - Aparelho passa a reiniciar sozinho

Se o seu aparelho começar a reiniciar sem razão aparente, ele pode estar indicando o monitoramento do celular, seja ele um Android ou iPhone.

6 - Aquecimento, bateria esgotada e ações inesperadas

Há ainda outros sinais que podem revelar que seu dispositivo móvel está sendo rastreado. Entre eles, estão o esgotamento rápido da bateria – o que segue a mesma lógica do consumo de dados –, o aparelho esquentar mesmo sem uso, ou o telefone permanecer ligado mesmo quando não está sendo acessado.

Sozinhos, os fatores não indicam necessariamente a presença de apps de rastreamento. Mas quando tudo isso acontece junto, pode ser um sinal de instalação de um spyware indesejado.

7 - Mensagens estranhas

O recebimento de mensagens de texto estranhas, com o que parece ser um código de computador ou cheia de números confusos, pode ser uma mensagem de "instrução" enviada pelo controle remoto do software de rastreamento para o telefone. O spyware recebe a mensagem e executa o comando.

O que fazer se seu smartphone estiver sendo rastreado?

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)Fonte:  GettyImages 

Se você estiver já com a certeza de ser vítima de "espionagem", realize as ações a seguir:

1 - Verifique a configuração de localização

Pode ser que alguém esteja rastreando seu dispositivo móvel sem instalar nada, já que algumas aplicações são configuradas por padrão para compartilhar a localização. Para driblar isso, verifique frequentemente quem tem permissão para ver a localização e desative a opção de compartilhamento.

Segundo a ESET, o mais recomendado é que seus apps não compartilhem sua localização o tempo todo. No caso de aplicativos que precisam da localização para funcionar – como o Google Maps –, o mais seguro é configurá-los para apenas compartilhar a localização quando estiverem sendo utilizados.

2 - Busque os aplicativos de rastreamento

Você pode também usar um aplicativo de exploração de arquivos (como o ES File Explorer) para verificar suas pastas de mensagens, imagens e aplicativos.

É comum que spywares sejam identificados por nomes óbvios como "sigilo", "espião" e "espionagem móvel". Se você encontrar esses arquivos, apague-os - mas antes busque a ajuda de um especialista para evitar deletar algo importante.

3 - Bloqueie de vez os apps de espionagem

Por fim, você pode ainda investir em um aplicativo antimalware para proteger seus dispositivos. Busque também reforçar todos os protocolos de segurança e manter o software do celular sempre atualizado, para evitar que os ataques ocorram.

Curtiu esse conteúdo? Mantenha-se sempre bem informado sobre segurança digital com as informações trazidas aqui no TecMundo. Até a próxima!

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.