Se você é um fã de selfies, pode se preparar, pois a sua vida poderá ficar um pouco mais fácil. A Crunchfish, uma empresa startup sueca, lançou recentemente um aplicativo para dispositivos da Apple que permite que as pessoas tirem fotos de si mesmas sem a necessidade de tocar na tela do seu aparelho. O app usa uma tecnologia por gestos, sendo ideal para quem deseja tirar selfies ou groupies (fotos em grupo).

Além disso, o aplicativo GoCam permite que as pessoas tirem fotos ou gravem fotos a partir de uma distância de até 3 metros apenas com gestos com as mãos. A empresa sediada no sul da cidade sueca de Malmo afirmou que, por enquanto, o app GoCam está disponível apenas na Suécia e na Austrália.

Selfies perfeitas

Ao longo dos últimos anos, o reconhecimento de gestos se tornou popular graças a dispositivos como o Kinect da Microsoft. No entanto, esse recurso ainda não se popularizou tanto em computadores ou dispositivos móveis.

“Apesar de uma série de fabricantes de smartphones ao redor do mundo estarem integrando o nosso software sem toque para diferentes funções em seus dispositivos, queríamos desenvolver o GoCam a fim de mostrar a capacidade de interação com gestos em um ambiente iOS”, afirma Joakim Nydemark, executivo-chefe da startup.

A tecnologia utiliza o software Touchless A3D, que detecta e rastreia gestos diferentes em frente ao dispositivo. Ela faz isso através do vídeo da câmera do telefone, utilizando movimentos determinados, como a “onda” de uma mão”, por exemplo.

“O Touchless A3D não requer alterações de hardware e é executado em todos os principais sistemas operacionais”, diz a empresa em um comunicado em seu site. “Isso torna possível para o usuário experimentar um novo paradigma de interação em qualquer dispositivo móvel”.

Cupons de desconto TecMundo: