Na tentativa de expandir sua influência sobre o terceiro maior mercado de smartphones do mundo, a Apple está negociando com o governo indiano para iniciar a produção local do iPhone. Segundo informações divulgadas pelo Wall Street Journal, a companhia enviou nesta semana uma carta em que detalha seus planos e requisita uma audiência com o ministro do comércio.

Atualmente, a Índia só está atrás dos Estados Unidos e da China entre os países que mais compram smartphones. Segundo previsões da Gartner, neste ano devem ser distribuídos 139 milhões de aparelhos no país — a maioria deles produtos que custam até US$ 150 (R$ 504) e são baseados no sistema operacional Android.

A Índia só está atrás dos Estados Unidos e da China entre os países que mais compram smartphones

Em compensação, os preços Premium cobrados pelo iPhone fazem com que ele seja responsável por somente 5% das vendas registradas no país. A produção local permitiria à companhia não somente apostar em preços mais competitivos, mas abriria a porta para ela explorar de maneira mais ativa o mercado do sul da Ásia.

Entre as empresas que já fabricam produtos na Índia estão a Samsung e a Xiaomi, sendo que a OnePlus pretende abrir uma fábrica própria no país em um futuro próximo. Entre os fatores que ajudariam a empresa da Maçã a chegar oficialmente ao local está o fato de que a Foxconn, uma de suas parceiras mais fortes, já possui conta com uma planta de produção instalada por lá.

Cupons de desconto TecMundo: