O Android é um dos sistemas operacionais móveis mais “flexíveis”, permitindo que você realize uma série de modificações em sua interface e até no seu funcionamento. Um recurso normalmente modificado pelos adeptos da plataforma da Google é o teclado virtual, já que muitas vezes os softwares oferecidos pelas fabricantes em suas interfaces próprias não satisfazem todas as nossas necessidades na hora de digitar e nos comunicarmos.

Nesse sentido, o problema está em encontrar o aplicativo mais prático e eficiente para cada caso. Com o objetivo de ajudar nossos leitores nesse momento de indecisão, selecionamos alguns dos teclados mais populares e bem-conceituados da Google Play — e mais baixados no Baixaki — e resolvemos testá-los e compará-los. O que nós achamos em nossas avaliações você confere a seguir.

Aspectos de avaliação

Antes de nos aprofundarmos nos “resultados” encontrados, é válido explicar brevemente o que levamos em conta na hora de comparar os teclados. Uma das características mais importantes para esse tipo de programa é a variedade e a qualidade dos métodos de entrada, ou seja, como você insere letras, números e símbolos.

Para tanto, ficamos de olho nos diferentes modos oferecidos, na precisão de inserção durante a digitação, na facilidade para acessar numerais e pontuações, na existência de atalhos para recursos adicionais e opções de configuração e na disponibilização de emoticons — conteúdo amplamente usado por boa parte das pessoas, seja em mensageiros instantâneos, redes sociais ou emails.

Analisamos também vários quesitos relacionados a idiomas, incluindo variedade de línguas suportadas, praticidade de transição entre mais de um idioma configurado e a possibilidade de personalização dos dicionários. Outro ponto muito pertinente em um teclado é o seu sistema de correção, apontando erros de ortografia e os substituindo automaticamente. Aqui, focamos na eficiência das respectivas funções de cada app.

Muitos teclados possuem um mecanismo de predição de palavras. Isso significa que esses aplicativos podem sugerir uma próxima palavra sem que você comece a digitá-la. Para isso, eles analisam sequências lógicas e comuns de frases e o seu histórico de mensagens. A comparação referente a tal aspecto é baseada na relevância e na coesão dos termos sugeridos.

Em relação ao desempenho dos softwares analisados, acompanhamos a fluidez de uso, se o funcionamento de alguma forma afetou a performance do sistema como um todo — tornando-o mais lento, por exemplo — e a compatibilidade com os principais aplicativos do momento, incluindo WhatsApp, Facebook, Twitter, Messenger, Google Chrome, Gmail, YouTube, Waze, Baixaki e TecMundo.

Por fim, consideramos pontos positivos a disponibilização de temas variados, permitindo a adequação do teclado ao visual geral do sistema, e o oferecimento de ferramentas ou funcionalidades adicionais e incomuns, diferenciando um determinado aplicativo dos demais.

É válido salientar ainda que todas essas métricas são meramente qualitativas, ou seja, não são precisas. Tomamos como base de avaliação a pura experiência de uso e a observação das consequências da utilização de cada teclado — exatamente como você faz quando está testando um app. Portanto, os resultados encontrados e percebidos em nossa comparação podem não ser exatamente os encontrados por você, seja pelo uso de um dispositivo muito distinto ou por simplesmente diferenças de gostos. A ideia deste artigo é servir como um guia, e não como uma regra.

Os “concorrentes”

ai.type Keyboard Free teclado

Métodos de entrada

O ai.type Keyboard é um teclado que, além da digitação convencional, possibilita que você insira caracteres com base em gestos. Assim, você pode simplesmente ir deslizando o dedo sobre as letras que formam a palavra desejada que o aplicativo a identifica e adiciona à mensagem de forma automatizada.

A precisão na digitação tradicional foi satisfatória. As teclas são relativamente grandes e se adaptam às dimensões dadas ao teclado (o que pode ser alterado arrastando-o após manter pressionado um determinado botão). Todavia, esse o desempenho no processo gestual é inferior. Por diversas vezes, o teclado não conseguiu interpretar o que gostaríamos de escrever.

Os atalhos do ai.type Keyboard são bem acessíveis e concentrados em um único botão, possibilitando que você encontre numerais e símbolos com rapidez, além de ter ao alcance ações como copiar, colar e recortar. Este teclado até oferece um acervo de emojis, mas é preciso baixar outro aplicativo para ter tal repositório. Esse conteúdo de imagens possui boa quantidade de ícones, mas segue os padrões dos programas de comunicação mais famosos, como o WhatsApp.

Idiomas

Quanto a idiomas, não temos do que reclamar do ai.type Keyboard. São várias línguas suportadas. Você pode definir mais de uma como padrão e realizar a transição entre elas pressionando e arrastando uma tecla. O incômodo é que muitos dos idiomas, inclusive o português do Brasil, precisam ser baixados separadamente. Além disso, a interface é confusa em sua tradução, pois partes estão em português e outras, em inglês.

Correções e sugestões

No quesito correções, este teclado foi bem, apresentando substituições relevantes das palavras escritas erroneamente. Já no tocante aos termos sugeridos, ele deixou um pouco a desejar, apontando palavras sem sentido inúmeras vezes. Principalmente no começo da utilização, o aplicativo parece não se dar muito bem com o dicionário em português.

Desempenho

ai.type Keyboard demonstrou um excelente desempenho de funcionamento, sem afetar funcionalidade ou performance de outros apps. O programa operou sem problemas com os softwares mais populares no momento, mas apresentou uma falha de reprodução que o obrigou a ser reiniciado.

Temas

Mais do que permitir a alteração de vários recursos e opções da interface, este concorrente conta com vários temas incluídos no app. Além disso, as modificações visuais podem ser ampliadas por meio de outros temas baixados pela Google Play.

Extras

Os diferenciais do ai.type Keyboard ficam por conta de uma calculadora integrada (algo que não vimos em nenhum outro teclado), da ferramenta de pesquisa na internet e da função de leitura do que está escrito na mensagem até então.

Fleksy Keyboard Free

Entrada

Este é um aplicativo que apresenta uma proposta inovadora de entrada gestual. Diferente de outros teclados, aqui o deslizar do dedo não serve para “digitar”, mas para executar ações. Em outras palavras, esses movimentos atuam como atalhos dinâmicos. É assim que você consegue inserir espaços, adicionar uma palavra ao dicionário, apagar um termo, entre outros.

Isso também permite que o Fleksy seja mais “enxuto” — já que não precisa de botões de atalho — e suas teclas sejam bem dispersas, possibilitando uma boa precisão na hora de digitar. Tal forma de interação é bacana, porém, por ser bem diferente do tradicional, exige um pouco de paciência para ser completamente assimilada.

Além disso, numerais, acentuações e símbolos podem ser acessados facilmente, bastando segurar qualquer tecla pressionada por alguns segundos. Sobre emoticons, o Fleksy não oferece nada além das carinhas e imagens corriqueiras nos mensageiros mais famosos, com poucas e quase insignificantes adições de imagens.

Idiomas

O Fleksy pode ser adotado por um grande número de nacionalidades, já que oferece dezenas de idiomas. É possível configurar uma ou mais línguas como padrões de digitação, e a troca é feita com o deslizar de dedo pela barra de espaço. A adição de termos aos dicionários pode ser feita manualmente por um menu ou sempre que digitado um termo novo por meio de uma ação gestual. Aqui, a interface e as informações de uso disponíveis somente em inglês podem dificultar o entendimento de que não domina esse idioma.

Correções e sugestões

As correções realizadas automaticamente pelo Fleksy se mostraram satisfatórias. O app soube identificar bem o que gostaríamos de ter digitado na maioria dos casos simulados. Em contrapartida, o software não disponibiliza função para sugerir uma possível próxima palavra a ser usada com base no que foi digitado naquele instante e no histórico de mensagens anteriores — fato que, como você descobrirá mais para frente, o coloca um passo atrás de outros teclados mais completos.

Desempenho

Nossa experiência com o Fleksy foi muito boa. Ele mostrou ter uma digitação muito fluida e rápida e não sobrecarregou a execução do sistema operacional da Google. O app também se comportou muito bem quando usado com os mais diversos softwares de comunicação, navegação e entretenimento.

Temas

O Fleksy até possui várias opções de cores e imagens de fundo, sem que você precise baixar nada além de seu próprio app. Contudo, a maioria desse conteúdo de customização é acessível apenas para quem compra a licença completa do teclado. Essa é uma forma de incentivar as pessoas a adquirirem a edição paga, mas os desenvolvedores poderiam oferecer mais opções gratuitas de personalização.

Extras

Algo que só encontramos no Fleksy foi uma seção em seu teclado destinada para GIFs, os quais são segmentados por categorias. É válido lembrar que nem todos os aplicativos são compatíveis com esse tipo de conteúdo. Assim, em possíveis casos de falha de envio ou de reprodução das imagens animadas, o problema pode ser com o software usado para o compartilhamento, e não com o teclado. Outra coisa bem interessante neste programa é o sistema de badges e conquistas. Além de fazer um levantamento estatístico do seu desempenho digitando, tal recurso promove uma espécie de jogo com base em desafios de uso do app.

GO Keyboard - Emoji, Emoticons

Entrada

GO Keyboard apresentou uma excelente precisão de digitação, mas a sua função de entrada gestual algumas vezes não apresentou a eficiência esperada, e tivemos que repetir os gestos duas ou três vezes até que o teclado entendesse corretamente a palavra desejada. Os numerais e símbolos são acessíveis de duas formas: através de um botão ou mantendo pressionadas determinadas teclas.

Os emojis são numerosos, incluindo uma considerável quantidade de imagens que vão além daquelas encontradas nos mensageiros mais usados na atualidade, especialmente aquelas carinhas montadas com pontuações e símbolos numéricos. A decepção foi a falta do mecanismo de predições de palavras.

Idiomas

Suportando praticamente todos os idiomas do mundo, GO Keyboard pode ser considerado um teclado para poliglotas. Inclusive, sua interface está toda em português, e a troca entre as línguas pré-configuradas para digitação é feita com o toque de uma tecla. Seu dicionário é inteligente e vai aprendendo e armazenando palavras de acordo com o que você vai digitando.

Correções e sugestões

Uma coisa que nos chamou atenção no GO Keyboard foi a quantidade de palavras sugeridas para correções, além da precisão desses apontamentos de erros. É bom apenas reforçar que essas sugestões a que acabamos de nos referir não correspondem a predições de termos, função que o app não possui.

Desempenho

As teclas bem delimitadas e com tons distintos entre letras e atalhos promovem digitações ágeis e precisas. Mais do que isso, a execução do GO Keyboard não influenciou na utilização do sistema como um todo, e ele operou corretamente com todos os softwares testados. Em suma, ele é mais um aplicativo que dá conta do recado.

Temas

Aqueles que gostam de personalizar seu aparelho encontram no GO Keyboard uma enorme quantidade de temas, sendo alguns deles gratuitos e vários pagos. Essas personalizações trazem temáticas variadas e diversas opções de efeitos sonoros reproduzidos em conjunto com a resposta tátil do teclado.

Extras

O maior diferencial do GO Keyboard é o seu suporte para plugins, incluindo ferramentas para distorção de voz, variação de layout do teclado quando usado em tablets e transformação de fontes textuais em imagens. Há ainda um mecanismo de análise e configuração da fonte de exibição do teclado e uma função de comando de voz.

Google Keyboard

Entrada

Em teoria, o Google Keyboard deveria ser o teclado-padrão do Android. Até por isso, ele não deixa a desejar quando olhamos para a sua precisão de digitação “tradicional” e sua eficiência na resposta a inserção de palavras por meio de gestos. Por padrão, todas as teclas possuem espaçamento entre elas, o que nos agradou bastante pelo fato de evitar o pressionamento de um caractere indesejado.

No mais, este concorrente não foge da média: teclado numérico é acessado a partir do toque de um botão ou se mantidas pressionadas teclas específicas, e os emoticons disponíveis são aqueles mesmos encontrados em diversos apps de comunicação. Vale comentar também que sentimos falta de atalhos para as opções extras oferecidas e as configurações do software.

Idiomas

Como era de se esperar, o Google Keyboard tem suporte para uma infinidade de idiomas. A transição entre eles é feita com o toque de um botão, mas tal ação apresentou um problema: após alternâncias consecutivas, o teclado era automaticamente desabilitado.

Nós configuramos o app para monitorar digitações em português e inglês como línguas primária e secundária, respectivamente. Quando passávamos do português para o inglês, tudo certo. Porém, se pressionávamos mais uma vez a tecla de troca de idioma, o Google Keyboard era desativado, e o nativo do sistema reassumia o controle. Reproduzimos essa situação algumas vezes e o mesmo problema sempre aconteceu.

Correções e sugestões

A experiência da Google com pesquisas e traduções se reflete no seu teclado oficial. As correções sugeridas e as predições de termos se mostraram muito eficientes, fazendo com que a digitação se tornasse perceptivelmente mais veloz e cômoda. Frases comuns podiam ser escritas simplesmente escolhendo as palavras apresentadas pelo programa.

Desempenho

A atuação do Google Keyboard não deixou nenhuma funcionalidade do Android lenta, e o aplicativo funcionou sem problema algum com todos os softwares com os quais ele teve “contato” . Resumindo, não temos do que reclamar sobre o desempenho deste competidor.

Temas

Sem dúvida, essa foi a característica menos marcante do Google Keyboard. Atualmente, o programa possui pouca variedade de temas, apenas quatro modelos (extremamente básicos, diga-se de passagem) para você customizar a aparência dele.

Extras

O único recurso que pode ser contado como extra no Google Keyboard é o seu suporte para inserção de conteúdo por meio de comando de voz e de fala — o que, na verdade, não é realmente um diferencial, já que vários outros aplicativos do gênero também oferecem esse tipo de ferramenta.

Minuum Keyboard Free

Entrada

Assim como o Fleksy, este teclado reconhece gestos efetuados na tela, mas não para adição de palavras. As ações gestuais servem para realizar ações, como dar um espaçamento, selecionar letras em caixa alta e mais. Suas teclas não possuem espaço entre si, mas mesmo assim a precisão de interpretação do teclado é muito boa.

Nesse aspecto, a inovação do Minuum consiste em seu modo reduzido, no qual todas as teclas são resumidas em uma linha visando ser utilizado em smartwatch. Nos relógios isso até pode ser útil, mas em celulares a experiência não é das melhores, e a velocidade de digitação acaba sendo menor do que a digitação convencional ou pelo método de entrada gestual, por exemplo.

Sobre acessibilidade a números e símbolos ou emoticons, o programa segue os padrões gerais adotados por tantos outros softwares com a mesma finalidade.

Idiomas

O Minuum é compatível com o português, que é o que interessa para a maioria dos brasileiros. Contudo, quem procura algo a mais pode se frustrar, isso porque não são muitas as línguas suportadas se o compararmos com seus concorrentes. O tutorial de uso do teclado foi adaptado para o nosso idioma, mas sua interface não possui tal característica, estando disponível apenas em inglês. Por fim, não podemos deixar de citar a inteligência do seu dicionário, que vai armazenando termos novos automaticamente.

Correções e sugestões

O sistema de correções do Minuum é muito eficiente — até podemos dizer que ele foi um dos melhores nesse quesito. As sugestões vão sendo feitas em tempo real, enquanto você vai escrevendo, mas sem que a palavra em digitação seja esquecida. A predição de termos também provou ser funcional e deu indícios de se aprimorar com o uso do app.

Desempenho

Durante o período que utilizamos o Minuum, ele mostrou ser um teclado muito leve (até mesmo por ter como foco o seu uso em smartwatches). Em outras palavras, este aplicativo não deve pesar nem mesmo nos aparelhos mais antigos. Não presenciamos qualquer problema de compatibilidade dele com os softwares mencionados no início deste artigo.

Temas

Minuum é um app que possui um acervo de temas de personalização, mas devemos deixar registrado que sua variedade não é das maiores. Além da pouca quantidade, esses temas são basicamente variações de cores sólidas, podendo ser insuficientes para quem procura formas mais chamativas de customizar seu eletrônico.

Extras

Conforme mencionamos anteriormente, o diferencial do Minuum é mesmo o seu modo compacto. Porém, vale comentar aqui sobre o suporte para inserção de palavras usando apenas a fala, com base na ferramenta da Google de comandos de voz.

MyScript Stylus

Entrada

MyScript Stylus é outro teclado com uma proposta de funcionalidade inovadora. O método de entrada deste app acontece na forma de escrita. Ele é capaz de identificar conteúdos escritos tanto em letra de forma quanto em cursiva. De maneira geral, o programa entendeu muito bem o que queríamos escrever, mais até do que esperávamos.

Números, acentuações e símbolos também são adicionados por meio da escrita. Assim, o teclado se resume a um espaço para você escrever e algumas teclas de atalho para configurações básicas. Infelizmente para quem curte se expressar com imagens, este app não oferece emojis.

Idiomas

O suporte do MyScript Stylus para idiomas é satisfatório, oferecendo dezenas de línguas. A troca entre dois ou mais idiomas escolhidos é feita com dois toques na tela: um para abrir os dicionários baixados e outro para selecionar o requerido. O lado negativo do programa é que ele não tem mecanismos para adicionar palavras ao dicionário.

Correções e sugestões

Nossa expectativa quanto às correções do MyScript Stylus não era das maiores, já que o programa opera com escrita. Porém, fomos surpreendidos com sugestões pertinentes e bem variadas. Em contrapartida, a inexistência de um sistema de predição de termos é algo contra a avaliação do app, já que o ato de escrever somado ao tempo de transcrição do software é muito maior do que a digitação convencional.

Desempenho

Devido ao método de entrada adotado, o MyScript Stylus não é tão fluido quanto os demais teclados analisados. Além disso, ele demonstrou exigir um pouco mais do hardware, com pequenos sinais de demora, mas que não chegaram a travar ou comprometer a performance do aparelho usado, um LG G2. Todavia, é possível que em aparelhos mais modestos ele possa apresentar lentidões mais acentuadas.

Temas

A única coisa que podemos comentar sobre isso é: nenhum tema oferecido.

Extras

O mesmo conteúdo do tópico acima se aplica aqui, ou seja, o MyScript Stylus não conta com qualquer ferramenta ou funcionalidade extra.

SwiftKey

Entrada

Podemos resumir a precisão do SwiftKey como impecável. Tanto na digitação tradicional quanto na inserção por meio de gestos, as teclas espaçadas promoveram uma bela experiência de uso. Os numerais ficam acessíveis a partir de um botão ou pressionando teclas específicas, e os atalhos são reunidos para todas as funções do app em um único local.

Outras peculiaridades deste teclado são que ele pode ser facilmente reposicionado em qualquer lugar da tela e redimensionado. Ele ainda conta com modos específicos para que você consiga digitar só com os polegares ou segurando o smartphone com uma única mão. Os emoticons é que não contagiam muito, sendo basicamente os mesmos presentes nos mensageiros instantâneos.

Idiomas

O SwiftKey também correspondeu à altura em relação ao suporte para idiomas, contando com praticamente todas as línguas do mundo. Em um primeiro momento, pode parecer que para alterar um idioma é preciso ir até o menu de configurações. A boa notícia é que os dicionários configurados são mantidos ativos paralelamente, ou seja, o teclado vai identificar automaticamente em qual idioma você está escrevendo. Além disso, novas palavras são adicionadas automaticamente aos dicionários personalizados.

Correções e sugestões

Uma das coisas que mais no impressionaram no SwiftKey foi a precisão das correções e a pertinência das predições de palavras. A forma competente com a qual o aplicativo lida com esses conteúdos dinâmicos promove uma grande agilidade na hora de digitar, que é facilmente percebida em textos mais longos.

Desempenho

Nossa experiência com o SwiftKey também não revelou quaisquer problemas com o seu funcionamento. Mais do rápido e eficiente, o teclado não afeta a operação do sistema como um todo, além de se mostrar completamente compatível com todos os aplicativos interagidos por meio dele.

Temas

Outro aspecto do SwiftKey que deve atrair muitos adeptos é o enorme acervo de temas. Ele conta com uma espécie de loja virtual que oferece dezenas e mais dezenas de modificações (existem opções gratuitas e pagas) no visual.

Extras

As qualidades do SwiftKey não terminam aí. O app ainda conta com um serviço de sincronização de configurações e dicionários na nuvem. Isso significa que você pode criar uma conta e sempre que logar com ela em um novo dispositivo, esses parâmetros podem continuar a serem usados. Por fim, ele tem uma ferramenta de estatísticas de uso — algo parecido com o do Fleksy, mas sem o desbloqueio de conquistas.

Swype Keyboard Free

Entrada

Não demorou muito para percebermos que o Swype é bastante similar ao SwiftKey — não apenas no tocante aos recursos presentes, mas também na qualidade oferecida. Tanto a digitação direta quanto o método gestual possuem excelente precisão. Apenas com descuidos maiores, os toques ou deslizes de dedo pela tela resultarão em palavras muito distantes do que você realmente pretendia.

Em outros aspectos, como acesso a acentuações e números ou atalhos para configurações, o programa segue os padrões da maioria dos apps analisados. O único porém fica por conta da inexistência de emoticons no formato de imagens. O máximo que você vai encontrar são aqueles emojis compostos por letras e símbolos.

Idiomas

Se colássemos o trecho referente ao tópico de idiomas do SwiftKey aqui, ele caberia como uma luva. As funcionalidades são as mesmas, e o desempenho dos dicionários também. As vantagens do Swype são o fornecimento de um botão para caso você escolha se os dicionários devem ser usufruídos paralelamente ou se quer um específico para determinado conteúdo e a opção de indicar quais termos quer adicionar ao dicionário.

Correções e sugestões

Quanto ao nível de eficiência de correção e de coerência das predições, o Swype foi praticamente perfeito. Em uma ou duas situações o app se “confundiu” um pouco com o que estávamos digitando, mas de maneira geral a atuação desses recursos agilizam, e muito, a elaboração de mensagens, e em pouco tempo você consegue perceber isso.

Desempenho

Em mais este quesito, o funcionamento do Swype se mostrou impecável. Com uma digitação muito fluida e prática, o aplicativo não atrapalha a execução do Android ou de qualquer outro software instalado. Aliás, este teclado também se mostrou compatível com todo tipo de aplicativo.

Temas

O Swype até oferece alguns temas, mas eles são poucos — para não dizer irrisórios — perto da quantidade apresentada por outros teclados. Portanto, fica aqui a nossa primeira e única decepção com este concorrente.

Extras

Mais uma vez uma função aproxima o Swype do SwiftKey: trata-se da ferramenta de sincronização de dados, possibilitando o armazenamento e a reutilização em outros aparelhos das palavras adicionadas ao dicionário, bem como algumas de suas configurações.

TouchPal Keyboard + Free Emoji

Entrada

TouchPal Keyboard é mais um forte competidor desta comparação. Isso porque ele apresentou uma ótima precisão de digitação, seja por meio do método tradicional ou pelo gestual. O programa é mais um que apela para o padrão na hora de disponibilizar números, acentuação e símbolos, ou seja, sem arriscar com algo inovador.

O destaque nesse aspecto são os emoticons. Mais do que combinações de caracteres ou imagens de carinhas coloridas, este teclado disponibiliza montagens com emojis e combinações de símbolos, formando conteúdos com as mais variadas temáticas — incluindo datas comemorativas, mensagens de agradecimento ou parabenização, entre outros.

Idiomas

Contando com uma grande variedade de idiomas suportados, o TouchPal Keyboard deve dar conta de produzir mensagens para amigos ou familiares em boa parte do planeta. A transição entre as línguas configuradas como utilizáveis acontece pela barra de espaço, e você é quem determina se novos termos serão adicionados automaticamente ao dicionário.

Correções e sugestões

O TouchPal Keyboard oferece o sistema de predição de palavras, e ele provou ser bastante útil, sugerindo conteúdos que, na maioria das vezes, faziam sentido com o que acabávamos de escrever. Em relação às correções efetuadas, não presenciamos qualquer incidente ou falha que não tenhamos visto nos demais teclados.

Desempenho

Embora tenha demonstrado várias qualidades, o TouchPal Keyboard não influenciou o funcionamento do Android. Em nenhum momento presenciamos qualquer tipo de lentidão devido à utilização dele. No tocante a sua compatibilidade com os principais aplicativos da atualidade, também não temos problemas a apontar.

Temas

Este é outro programa do gênero indicado para quem prioriza a beleza e a flexibilidade da interface. Isso porque ele conta com dezenas de temas que podem ser baixados e aplicados com facilidade.

Extras

Entrando na onda do Swype e do SwiftKey, o TouchPal Keyboard dá ao seus adeptos a possibilidade de sincronizar configurações e termos agregados aos dicionários. Ele também pega carona com o Fleksy e disponibiliza um recurso que monitora e contabiliza estatísticas e velocidade de digitação.

Tabela e conclusão

De maneira geral, muitos dos teclados experimentados apresentaram características equivalentes em funcionalidade e desempenho. São os casos da precisão de digitação, das correções de erros, da compatibilidade com os softwares que mais utilizamos em nosso dia a dia e da não ausência de exigência demasiada do sistema operacional.

Com isso em mente, montamos a tabela acima apontando alguns quesitos que encontramos em alguns deles e que podem fazer a diferença para diferentes perfis de usuários. Entre eles, estão suporte para entrada gestual de caracteres, disponibilização de emoticons, operação com mais de um idioma ao mesmo tempo, sistema de predição de palavras, oferecimento de temas de personalização e sincronização de dados.

Analisando tais fatos com as nossas percepções de uso, chegamos à conclusão de que MyScript Stylus e Minuum são as escolhas menos eficientes. É verdade que eles são os concorrentes que mais buscam inovar em suas funções, mas nem sempre elas acarretam em uma digitação mais agradável ou rápida.

ai.type, Fleksy, GO Keyboard e Google Keyboard são programas que colocam na sua mão aquilo que você precisa para poder se comunicar com eficiência usando seu smartphone. Todos eles são aplicativos que devem satisfazer as suas necessidades e dar conta do recado na hora de mandar mensagens por email, redes sociais ou mensageiros instantâneos.

Por fim, na nossa avaliação, os softwares mais completos foram o SwiftKey, o Swype e o TouchPal. Cada um deles possui algumas características específicas, mas seus respectivos desempenhos são muito parecidos. Pelo fato de o Swype ser pago, e como o objetivo desta matéria é apontar um teclado como o melhor, optamos por dar o “título” ao SwiftKey.

Contudo, voltamos a reforçar que nossa ideia aqui é apresentar com mais detalhes cada um desses apps e salientar quais são seus pontos fortes e no que eles deixam a desejar. Agora, você pode ter uma noção de quais deles estão mais próximos de suprir as suas necessidades e testá-los — o que não vai custar nada, pois todos os softwares elencados são gratuitos ou, pelo menos, possuem edições demonstrativas.

Cupons de desconto TecMundo: