A dúvida sobre processadores e configurações relativas a hardware é algo muito comum entre usuários domésticos de computadores. Para quem nunca parou para dar uma olhadinha no manual do computador, ou ao menos perguntar-se o que faz a máquina ser diferente das demais, saberá que temos duas grandes empresas disputando o topo deste mercado milionário. A primeira colocada é a Intel, e em segundo está a AMD.

Jedi

Ambas já vêm brigando de longa data para conquistar este mercado, mas não há como dizer a frase: “AMD é melhor que a Intel”. Fato é que é possível, através de diversos testes, fazer comparações em relação à quantia de memória interna, velocidades, entre outros fatores que influenciam no quesito desempenho.

Então vamos pôr a mesa algumas características básicas para que você possa se inteirar um pouco. Um processador tem vários componentes microscópicos, então alguns itens importantes para diferenciar processadores são: Freqüência de Operação e nomenclaturas, Quantidade de Bits com que opera, Memória Cache e respectivos níveis, e as Tecnologias internas suportadas.

Como você pode ver pelo título, este especial sobre processadores será dividido em 4 partes. Para dar início, veremos a respeito da nomenclatura, que nada mais é que o nome e característica básica do seu processador. Na realidade isso vária de acordo com o fabricante e com as configurações de velocidade.

De um lado a Intel atualmente oferece o Intel Core 2 Duo, de outro a AMD oferece o AMD Athlon 64 X2. Até aí tudo bem, afinal entende-se o nome do fabricante (Intel ou AMD), um modelo (que vai ditar a qualidade do processador - Core 2 ou Athlon 64) e a quantia de núcleos que possuem (Duo ou X2 - ambos indicando que têm 2 núcleos).

Mas você então nota que existe um processador Intel Core 2 Duo E6700 2.6GHz e um AMD Athlon 64 X2 5000+. Aí você se pergunta, como é possível haver tanta discrepância? Calma, o AMD não tem o dobro da velocidade. A questão é que você está olhando só o nome, e a Intel tem por costume colocar a velocidade real; já a AMD, por questão de escolha, coloca um nome fictício. E se você parar para olhar as configurações da AMD, vai ver que eles são muito parecidos. Claro que em testes bem específicos nota-se uma diferença de desempenho, mas quanto a isso já existem outros fatores que interferem. Confira a infotabela abaixo que elaboramos, e não perca a continuação da matéria na próxima semana.

AMD VS Intel

Cupons de desconto TecMundo: