Intel

Ícone de Intel
1.122 notícias  publicadas

Fundação da Intel 

A Intel surgiu no mercado em 1968 com o nome NM Electronics. Seus fundadores foram Bob Noyce e Gordon Earle. Na época, a empresa nasceu e se desenvolveu de forma muito rápida, se tornando líder de segmento já no início dos anos 70. 

Em seus primeiros anos, o mais importante feito da companhia foi a criação do DRAM 1103, uma memória de acesso aleatório dinâmico, que se destacava pela eficiência e preço modesto. 

Popularização da Intel

Já denominada Intel, a empresa se instalou fisicamente Em Santa Clara, na Califórnia. Logo depois, houve o lançamento do microprocessador Intel 4004, pioneiro da marca nesse setor. O primeiro produto a fazer uso do equipamento foi uma calculadora japonesa.

Em seguida, os chips da corporação começaram a se popularizar, sendo utilizado, inclusive, no Altair 8800 — um dos mais antigos computadores pessoais, projetado em 1975.

Em 1992, a Intel se tornou a maior fornecedora de semicondutores do mundo. No mesmo ano, foi lançado o primeiro chip da linha OverDrive, que melhorava o desempenho de PCs, mas foi que acabou sendo descontinuada. 

Linhas mais famosas 

Desde então, a empresa não parou e desenvolveu as famosas linhas Intel Core, além de trabalhar na criação do Core Duo, Dual Core e Core 2 Duo.

Atualmente, estima-se que a corporação tenha clientes em mais de 120 países e é responsável por cerca de 80% do mercado de microprocessadores.

Ver mais notícias

PUBLICIDADE