Samsung perde espaço no mercado de celulares para Huawei e Xiaomi no Q3

1 min de leitura
Imagem de: Samsung perde espaço no mercado de celulares para Huawei e Xiaomi no Q3

Uma pesquisa realizada pela Gartner sobre a venda de smartphones no terceiro semestre de 2018 (meses de julho, agosto e setembro) mostrou que houve um aumento de 1,4% nas vendas globais de celular em comparação com o terceiro quarto do ano passado. Enquanto a Apple manteve sua fatia intacta, com 11,8% do comércio de smartphones, a Samsung foi de 22,3% para 18,9%, tendo perdido espaço principalmente para o trio chinês HuaweiXiaomi e Oppo.

Os principais fabricantes chineses de celulares impulsionaram suas vendas nos mercados emergentes no terceiro trimestre de 2018

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O crescimento dessas companhias chinesas no mercado foi essencial para que houvesse esse aumento nas vendas de smartphone. A Huawei, que ano passado tinha 9,5% das vendas de celulares e ostentava a terceira posição na lista das maiores fabricantes do mundo, agora está com 13,4%, em segundo lugar, tendo ultrapassado a Apple. A Xiaomi também cresceu, de 7,0% para 8,5% e a Oppo de 7,7% para 7,9%.

aTabela com valores de mercado: quantidades absolutas em milhares.

Importante para o mundo

Segundo o estudo, se removêssemos essas três marcas chinesas do mercado, as vendas totais de smartphones do terceiro trimestre de 2018, quando comparadas com os números do mesmo período em 2017, teria caído 5,2% no mundo todo. “Conduzidos por smartphones de baixo preço, recursos aprimorados de câmeras e telas de resolução de alta qualidade, os principais fabricantes chineses de celulares impulsionaram suas vendas nos mercados emergentes no terceiro trimestre de 2018”, afirmou Anshual Gupta, diretor de pesquisa da Gartner.

Outra curiosidade que a pesquisa revelou é o fato do iPhone Xs Max ter vendido mais do que sua versão “standard” iPhone Xs

O crescimento de 43% da Huawei se deu principalmente pelos bons preços – dispositivos com características similares aos melhores modelos da Google, da Samsung e da Apple são vendidos por centenas de dólares a menos que seus concorrentes, ganhando mercados menos ricos e mais populosos.

Outra curiosidade que a pesquisa revelou é o fato do iPhone Xs Max ter vendido mais do que sua versão “standard” iPhone Xs. Isso aconteceu por causa da China, que além de ser um mercado massivo, tem uma preferência clara por celulares com tela maior.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.