Muita gente ficou desapontada pela chegada do Windows 10 sem a presença da assistente pessoal Cortana. Porém, se interpretarmos com otimismo uma novidade vinda da Índia, esse jogo pode mudar muito em breve.

O diretor da Microsoft na Índia, Vineet Durani, confirmou ao site PTI que a Cortana será disponibilizada para a comunidade de Insiders (desenvolvedores parceiros da Microsoft) já "nas próximas semanas", enquanto os consumidores receberão o serviço "mais tarde".

O motivo do atraso seria a "forte localização" que a assistente pessoal está recebendo — ela não entenderá apenas as palavras, mas também trará contexto e respostas de acordo com os moradores da região em que se encontra. Apesar de ainda indicar uma certa demora, o recado ao menos estabelece um período de espera para a Cortana.

Tá, mas e daí?

A notícia pode não ter nada a ver diretamente com o Brasil, mas pode significar boas notícias para o país. Isso porque a Índia, o Brasil e os Estados Unidos (não necessariamente nessa ordem) são os três principais mercados do Windows Phone.

E, como a Cortana deve ser lançada para todas as plataformas do Windows 10 (dos celulares aos tablets e computadores), isso pode significar que o Brasil é o próximo da fila em importância. Fique de olho no TecMundo para mais novidades (e boas notícias, quem sabe?) sobre a Cortana nacional.

Quando a Cortana chegará ao Brasil? Deixe o seu palpite no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo: