Patente da Boeing quer criar 'campo de força' contra danos de explosões

1 min de leitura
Imagem de: Patente da Boeing quer criar 'campo de força' contra danos de explosões

A Boeing é uma empresa muito conhecida por causa de suas aeronaves. Entretanto, poucos sabem que ela também investe na criação de sistemas pensados na defesa de seus veículos aéreos. Uma das últimas patentes registradas pela companhia mostra essa preocupação e também sugere que alguém está assistindo muitos filmes de ficção científica por lá.

O documento, intitulado “Método e sistema para atenuação de ondas de choque através de arco eletromagnético”, possui uma descrição que parece ter sido tirada do roteiro de Star Wars. A tecnologia parece bastante promissora, mas ainda não saiu do papel.

Patente: “Método e sistema para atenuação de ondas de choque através de arco eletromagnético”.

“Um veículo armado em uma região dominada pela guerra precisa estar protegido das ondas de choque. Um explosivo que detone perto dele vai liberar fragmentos e ondas de choque. Sensores que o equipam vão detectar a explosão e determinar a sua direção de origem baseado nas luzes emitidas pela explosão.

Imediatamente, o sistema anti-ondas de choque é ativado e fontes de laser criam pulsos de alta intensidade na direção da explosão, ionizando o ar e formando o que é chamado de Canal de Plasma por Indução a Laser. Esse componente difere do ar ambiente em densidade, temperatura e composição, e é capaz de fazer com que parte das ondas de choque reflitam, refratam e sejam absorvidas.

Assim, o veículo fica a salvo de sofrer danos consideráveis. A técnica também pode ser usada para proteger estruturas fixas, como prédios, veículos marinhos e aeronaves."

.....

Apesar de surpreendente, a Boeing não informa quando pretende colocar em prática essa patente. Será que no futuro teremos escudos de força que nem os vistos nos filmes de George Lucas?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.