WhatsApp: veja 10 melhores funções lançadas em 2022

4 min de leitura
Imagem de: WhatsApp: veja 10 melhores funções lançadas em 2022
Imagem: Whatsapp

O WhatsApp trabalha constantemente em ferramentas e funções que aprimoram a experiência do usuário. Algumas das novidades instaladas em 2022 já se tornaram favoritas do público, como as reações com emoji e a mais recente adição - chamar o Uber por meio do aplicativo de conversas.

No entanto, as funções mencionadas acima não são as únicas lançadas para o aplicativo neste ano. Ao todo, cerca de 10 grandes atualizações chegaram ao WhatsApp em 2022! Enquanto algumas trazem grandes mudanças para o funcionamento do mensageiro, outras novidades são modestas, mas garantem melhorias de uso para o app.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Vale ressaltar que a relação não inclui soluções como o uso do app em dois celulares, que ainda está em beta. As novidades em testes atualmente só devem chegar para todos no WhatsApp a partir do ano que vem.

Melhores atualizações do WhatsApp em 2022

  1. Ouvir áudios fora do chat
  2. Reação com emojis
  3. Comunidades
  4. WhatsApp Business pago
  5. Transferência de dados do Android para iOS
  6. Sair de grupos de mansinho
  7. Mais tempo para apagar mensagens
  8. Avatares e Enquetes
  9. Chamar Uber pelo Whatsapp
  10. Bloqueio de prints de mensagens de visualização única

Com tantas novidades chegando ao aplicativo constantemente, vale a pena conhecer todas elas para tirar o melhor proveito do aplicativo! Além da lista acima, confira abaixo, em detalhes, os melhores lançamentos do WhatsApp em 2022.

Ouvir áudios fora do chat

A reprodução de mensagens de voz e arquivos de áudio mesmo fora do chat chegou em fevereiro. Com essa possibilidade, usuários podem começar a ouvir um áudio e mudar de chat para ler/responder outras mensagens em grupos e até mesmo sair do aplicativo para fazer uma pesquisa no Google, por exemplo.

Reação com emojis

Coleção de emojis disponíveis para reações Whatsapp/Reprodução Coleção de emojis disponíveis para reações

A partir do menu de Reações, os usuários podem responder as mensagens com qualquer uma entre as 3,6 mil carinhas do teclado oficial. O recurso chegou em abril com apenas seis opções de emojis, para ser expandido em julho. É considerada uma das funções favoritas dos usuários!

Comunidades

Atualizações implementadas para construção das Atualizações implementadas para construção das "Comunidades"Fonte:  Whatsapp/Reprodução 

O recurso "Comunidades" permite muitas pessoas num mesmo grupo, onde podem receber avisos, organizar grupos menores e discutir temas importantes. Além da reação com emojis já citada, o envio de arquivos de até 2 GB e chamadas com até 32 pessoas são ferramentas já disponíveis no app, que fazem parte das atualizações para a construção das comunidades.

Porém, o Ministério Público Federal (MPF) recomendou que o lançamento da ferramenta Comunidades seja feito apenas em 2023, a fim de evitar que mensagens com desinformação sejam propagadas por meio da ferramenta durante as eleições.

WhatsApp Business pago

Serviço de hospedagem oferecido pela Meta em nova API do WhatsAppServiço de hospedagem oferecido pela Meta em nova API do WhatsAppFonte:  Whatsapp/Reprodução 

A versão Premium do Whatsapp Business oferece funções extras, junto a um serviço de hospedagem na nuvem gratuito. Algumas das vantagens incluem a possibilidade de criar links personalizados de anúncios e gerenciar até 10 dispositivos simultaneamente.

Transferência de dados do Android para iOS

Transferência de dados no Whatsapp entre Android e iOSTransferência de dados no Whatsapp entre Android e iOSFonte:  Whatsapp/Reprodução 

Trocar de celular ficou muito mais fácil em 2022! Agora é possível levar seu histórico de conversas em grupo e individuais, mídia baixada pelo app, imagem do perfil e configurações do Android para o iOS.

Basta ter o app Migrar para iOS no aparelho Android e um iPhone com as configurações de fábrica para realizar o processo.

Sair de grupos de mansinho

Algumas das atualizações de privacidade anunciadas recentementeAlgumas das atualizações de privacidade anunciadas recentementeFonte:  WhatsApp/Reprodução 

Uma atualização que agradou quem não gosta de fazer alarde. Desde agosto, os usuários podem sair de grupos sem notificar todos os participantes. Com a novidade acionada, apenas os administradores dos grupos são notificados da saída.

Além disso, o bloqueio de prints para fotos e vídeos de visualização única, junto a possibilidade de esconder o status online, foram outras adições comemoradas por muitos nas redes sociais.

Mais tempo para apagar mensagens

Mais tempo para apagar mensagens para todosMais tempo para apagar mensagens para todosFonte:  WhatsApp/Reprodução 

Desde julho, é possível apagar mensagens enviadas depois de até 2 dias e 12 horas, grande aumento do limite anterior - uma hora, oito minutos e 16 segundos. O povo ansioso e arrependido agradece!

Avatares e Enquetes

Personalização de avatar para stickersPersonalização de avatar para stickersFonte:  WhatsApp/Reprodução 

No final de outubro, chegou a opção de criar um avatar, assim como já é feito no Instagram e Messenger. No Whatsapp, você pode usá-lo para stickers personalizados e foto de perfil.

Em seguida, foi disponibilizada a ferramenta de criação de enquetes nas conversas, bem útil para decidir tópicos em grupos.

Chamar Uber pelo Whatsapp

Novidade mais recente do Whatsapp, agora é possível solicitar uma corrida de UberX ou Uber Moto pelo mensageiro. O usuário precisa ter uma conta cadastrada na Uber e fazer o login no aplicativo para acionar a ferramenta.  Vale ressaltar que as corridas também contam com recursos de segurança como o registro das viagens por GPS e checagem de motoristas.

Bloqueio de prints em mensagens de visualização única

Visando melhorar a privacidade do aplicativo, o WhatsApp começou a liberar, em dezembro, o bloqueio de prints no app. A novidade funciona em mensagens de visualização única, disponíveis em fotos e vídeos atualmente — futuramente, a ferramenta deve funcionar, também, em textos.

E para você, quais são as melhores funções do Whatsapp? Conta pra gente nas redes sociais do Tecmundo!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.