WhatsApp libera enquetes para todos usuários; saiba como usar

2 min de leitura
Imagem de: WhatsApp libera enquetes para todos usuários; saiba como usar
Imagem: Shutterstock/Reprodução

A partir desta quarta-feira (16), usuários do WhatsApp poderão utilizar a ferramenta de criação de enquetes em suas conversas. A novidade vinha sendo testada e agora foi lançada na versão estável do aplicativo.

É possível criar enquetes no WhatsApp tanto em conversas únicas quanto em grupos. Cada enquete pode ter até dez opções e um mínimo de duas. O aplicativo também informa sobre opções repetidas e, caso existam, não deixa o usuário fazer o envio para os contatos. Também é possível votar em mais de uma opção e até mesmo "cancelar" um voto.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Ao criar uma enquete, é possível notar direto do chat a quantidade de votos que uma opção obteve e também a foto de contatos que votaram. Também é possível verificar dados do tipo no botão "Ver votos", que fica logo abaixo da mensagem com a enquete.

O lançamento da nova ferramenta tem sido feito gradualmente. Logo, nem todos os usuários podem acessá-la de imediato. O TecMundo realizou testes com o WhatsApp para Android e iOS, que já contam com a ferramenta. A versão Web do mensageiro, por outro lado, ainda não permite a criação de enquetes, mas torna possível realizar os votos.

Como criar enquetes no WhatsApp

Tanto em celulares Android quanto em iPhones (iOS), os usuários já podem criar as enquetes e compartilhar com contatos ou em grupos. No sistema operacional do Google, basta realizar o seguinte caminho:

1. Abra uma conversa e toque no ícone de clipe de papel;

2. Selecionar a opção "Enquete".

WhatsApp enquetesEnquetes do WhatsApp já podem ser criadas e enviadas por usuários do Android e iOS.

Já em dispositivos iOS, o caminho também é simples:

1. Abra uma conversa e toque no ícone de "+";

2. Selecione a opção "Enquete".

WhatsApp enqueteEnquetes do WhatsApp mostram fotos de quem votou e a quantidade de votos por opção.

É preciso incluir uma pergunta em uma linha e, em seguida, digitar as opções. Vale reforçar que é preciso de um mínimo de duas opções para enviar a enquete e que opções repetidas não são aceitas. Não é possível, também, encaminhar enquetes para outras pessoas.

Depois de incluir as informações, basta que o usuário toque no botão "Enviar" para que os contatos recebam a enquete e possam participar de uma votação. A função de criar enquetes também está disponível em rivais do WhatsApp, como no Telegram.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.